Emsurb define estratégia para comércio de fogueira

Serviços Urbanos
25/04/2012 17h32
Início > Notícias > Emsurb define estratégia para comércio de fogueira

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já definiu a estratégia de organização para o comércio de fogueiras, milhos, amendoins, fogos, entre outros produtos e alimentos vendidos durante os festejos juninos. "Assim como aconteceu em 2011, neste ano iremos intensificar a fiscalização para proibir a venda em locais inadequados, como calçadas e demais espaços públicos sem estrutura para esse tipo de comércio", destaca Antônio Pereira, gerente de Espaços Públicos.

"Já estamos recebendo uma grande quantidade de pedidos de comerciantes interessados em utilizar o espaço público para a venda de seus produtos. É importante que cada vendedor solicite a permissão para que possamos organizar a área da melhor forma possível, sem prejudicar, inclusive, a mobilidade urbana", explicou o gerente. "A solicitação pode ser feita por meio de um ofício protocolado na sede da Emsurb, que fica localizada no Parque da Sementeira", informa Pereira.

Para não atrapalhar a acessibilidade das pessoas e o trânsito de veículos, não será permitida a venda desses produtos em rótulas, calçadas ou entroncamentos de avenidas. O gerente de Espaços Públicos esclarece que muitos problemas estavam ocorrendo em função da comercialização irregular dos tradicionais produtos juninos. "Em muitos casos, as pessoas cortavam a madeira nas calçadas, montavam acampamento e ficavam até o final dos festejos com suas famílias, inclusive crianças. Isso tudo é preocupante, inclusive o fato de que as calçadas ficavam obstruídas e os cidadãos eram obrigados a disputar espaço com os veículos. Sem dúvida, eram muitos os riscos", destaca o gerente.

Um ponto crítico, segundo Pereira, é no entorno da Central de Abastecimento do Estado de Sergipe (Ceasa), um problema resolvido em 2011. "No ano de 2010, toda a calçada localizada na lateral da Ceasa era utilizada pelos comerciantes. Entramos em acordo com eles e disponibilizarmos uma área ampla na praça da Cruz Vermelha, perto do antigo local, que inclusive será disponibilizada mais uma vez neste ano", registra.

A disponibilização de locais adequados pela Prefeitura visa dar melhores condições de trabalho aos comerciantes e mais opções aos cidadãos que procuram comprar os tradicionais produtos dos festejos juninos. "No Augusto Franco, por exemplo, teremos um lugar amplo e acessível para todos. O estacionamento da área externa do mercado foi o local definido para a venda de fogueiras, amendoim e milho. É um espaço adequado, iluminado e seguro para comerciantes e clientes", esclarece o gerente de Espaços Públicos. "Inclusive, ressaltamos que a Prefeitura não irá cobrar nenhum tipo de taxa para a utilização do espaço público", acrescenta.

Outro local onde a Prefeitura de Aracaju permitirá a comercialização de fogueiras fica no bairro Coroa do Meio, na área onde são vendidos fogos de artifício. "Vamos unir o útil ao agradável. Fica muito mais fácil para os comerciantes, uma vez que as pessoas irão comprar fogos e, ao mesmo tempo, poderão levar fogueiras", disse Antônio Pereira.