Inácio Barbosa reflete atuação da coleta seletiva

Serviços Urbanos
25/04/2012 17h59
Início > Notícias > Inácio Barbosa reflete atuação da coleta seletiva

Em 2011, 1.947 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), devido à atuação do trabalho de Coleta Seletiva na capital. A fim de minimizar os gastos com o controle e manutenção dos aterros sanitários e reduzir a quantidade de lixo descartado no meio ambiente, a PMA mantém um trabalho de orientação nas localidades inseridas no itinerário da coleta.

Nesta quarta-feira, 25, os moradores do bairro Inácio Barbosa receberam, ao longo do dia, 55 agentes e educadores ambientais, que visitaram as casas e conversaram com os residentes sobre a importância de contribuir com a limpeza da cidade e a diminuição do desperdício. "O certo é aconselhar mesmo, a função tem que ser essa para que as pessoas entendam como é o procedimento. Desde que tem isso pelas ruas daqui, eu tento ajudar da melhor maneira", comentou o sargento aposentado, Augusto Alves Silva, que, assim como outros moradores, recebeu um material informativo sobre a temática.

"A coleta abrange todas as ruas do Inácio Barbosa. Lá foi o bairro piloto, em 2001, mas agora novos pontos estão sendo inseridos, graças às solicitações das comunidades que dão apoio ao trabalho", afirmou a assessora técnica da Emsurb, Adenilde Gama, ressaltando a colaboração das associações de moradores ou paróquias locais. "Estamos revitalizando a coleta em outras áreas onde ela já existe, mas que o trabalho de sensibilização e conscientização precisa ser retomado", concluiu Adenilde.

Além do trabalho dos agentes e educadores ambientais desta quarta-feira, com aplicação de questionários e entrega de cartilhas explicativas aos moradores do Inácio Barbosa, quarta-feira também é o dia em que semanalmente ocorre a passagem dos caminhões coletores pela localidade. Fora os bairros, órgãos públicos, condomínios, hotéis e diversos estabelecimentos também fazem parte do trajeto da coleta seletiva em Aracaju. Até o último mês de março, cerca de 350 toneladas já foram recolhidas pelos veículos coletores em 2012, entre alumínios, vidros, plásticos e outros materiais encaminhados pela Emsurb à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).