Saúde comemora oito anos do Caps i Vida

Saúde
25/04/2012 17h44
Início > Noticias > 50485

Na manhã desta quarta-feira, 25, risos, aplausos e muitas emoções positivas marcaram a confraternização pelos oito anos de existência do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i Vida), localizado no bairro Suíssa, Zona Sul da cidade.  

O evento reuniu os usuários do serviço, familiares e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Apresentações artísticas, como a Roda de Capoeira Filhos da África e o espetáculo ‘Orquestra do Palhaço’, promovido pela Casa Rua da Cultura e Cia de Teatro Stultífera Navis, abrilhantaram o momento de descontração e lazer que teve, ainda, um bolo simbólico repartido entre as crianças e jovens presentes. 

Na oportunidade, pais e responsáveis pelos menores assistidos pelo Caps i Vida elogiaram a qualidade do serviço mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Todo o auxílio prestado pela equipe do Caps i Vida ajudou a melhorar muitos aspectos da vida do meu filho e da minha família. As atividades terapêuticas promovidas são mesmo excelentes”, revelou Silvia Maria do Santos.  

Já para Juliana Oliveira, que é mãe da pequena Maria Isabela, o atendimento do Caps i Vida é sinônimo, não só de eficiência, como também, de respeito e atenção. “Aqui, minha filha é bem atendida e recebe ótimo acolhimento, atenção e carinho. O espaço mantido no Caps Infanfil é muito benéfico para o desenvolvimento da criançada”, acrescentou. 

Chá entre amigos

A semana das comemorações pelos 8 anos do Caps i Vida foi marcada também, por um chá da tarde, que aconteceu ontem, 24 de abril, reunindo servidores públicos e parceiros do serviço de saúde mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na sede do Caps i Vida, representantes da SMS, Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé), USF Anália Pina (Almirante Tamandaré), USF Osvaldo Leite (Santa Maria), Conselho Tutelar, Abrigos Municipais, Promotoria da Infância e Juventude e Maternidade Nossa Senhora da Lourdes participaram do chá de confraternização pelos 8 anos do Centro. 

A gerente do Caps, Laudiane Cláudia, deu as boas-vindas e ressaltou a importância do trabalho contínuo e conjunto para conseguir prestar um bom serviço à população. “Estou muito emocionada ao ver todos juntos para confraternizar as conquistas desses 8 anos do Caps i Vida. Acima de tudo, reconhecemos que tudo se deve a um trabalho em equipe, onde a intersetorialidade é nosso carro-chefe”, afirma a gerente.

Objetivo da gestão

Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju, Karina Cunha, essa celebração serve para reforçar os laços entre os funcionários municipais e parceiros externos e, também, o objetivo da gestão municipal. “Um dos grandes desafios enfrentados pela nossa atual gestão é o atendimento da criança e do adolescente vindo do uso abusivo do álcool e outras drogas, principalmente do crack. Nossa equipe vem conseguindo abarcar esse público, realizando um trabalho de busca ativa e tratamento”, comenta.

Uma das convidadas do evento, pioneira no trabalho de saúde mental na cidade e fundadora do Caps i Vida, Ana Salmeron, comenta que a celebração desses oito anos de Caps i Vida é muito gratificante. “No começo, o trabalho de saúde mental, aqui em Aracaju, foi algo itinerante, com algumas dificuldades e grandes desafios, mas hoje temos muito o que comemorar. Um Caps dinâmico, que trabalha com intersetorialidade, e que faz o máximo para ‘quebrar’ aquela imagem distorcida que a sociedade ainda tem desses Centros", afirma Ana Salmeiron.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, destaca o papel do Caps para a construção dos valores sociais. “O Centro acolhe e cuida das crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, essencialmente nos casos de transtornos graves de conduta e do uso de substâncias psicoativas, violência e abuso sexual. Acolhemos esses menores e trabalhamos com ele para um futuro mais promissor”, finaliza.