Foi com um aulão muito animado, que a Academia da Cidade da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou nesta quinta-feira, 26, os oito anos de atividades físicas do programa. O encontro aconteceu na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, e contou com cerca de 300 alunos. No final do aulão, os alunos e professores cantaram parabéns.
Entre os alunos, estava à aposentada Fátima Siqueira, 56 anos de idade, que frequenta a Academia da Cidade desde o início. "Não podia perder essa grande festa, afinal de contas eu faço parte dessa linda história, junto com os meus amigos do Pólo do Sol Nascente”, elogia Fátima Siqueira.
Para a coordenadora de Promoção à Saúde, Karla Viviane, ao longo desses oito anos, o Programa vem dando um novo sentido aos espaços públicos, atraindo a população para o uso e conservação desses locais e, ainda, levando prevenção à população aracajuana.
"Verificamos os efeitos positivos do programa na comunidade, já que os alunos tiveram melhoras significativas no controle do tabagismo, hipertensão, diabetes e da própria saúde mental. Isto demonstra que a prática de atividade física regular permite que as pessoas se tornem fisicamente mais ativas e com mais qualidade de vida. Sendo assim, estratégias como a Academia da Cidade fazem com que a promoção à saúde seja incorporada no âmbito do SUS municipal de forma efetiva e inovadora", reforça Karla Viviane.
O Programa Academia da Cidade foi criado em 2004, por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal de Sergipe, e tem, como principal objetivo, incentivar à população a praticar regularmente atividade física, favorecendo a adoção de um estilo de vida mais saudável. “A Academia da Cidade conta hoje, com 8.000 alunos, espalhados pelos bairros de Aracaju nos 17 Pólos de Atividade Física”, disse Magno Carvalho, referência técnica do Programa Academia da Cidade.
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, fez questão de prestigiar o aulão, conversou com os alunos e se comprometeu em continuar apoiando a atividade. "De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Academia da Cidade de Aracaju é referência para o Brasil, servindo de modelo para a criação do programa do governo federal, Academia da Saúde. Somos uma experiência exitosa, por isso, vamos incentivar essa atividade com dois novos pólos, além de reformar outros três já existentes, padronizando conforme modelo da Academia da Saúde”, afirma.
Hipertensão arterial
Hoje também é o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial. Para destacar a data, os alunos, antes das atividades, tiveram a pressão arterial aferida. "Não tinha ação melhor para marcar essa data tão importante. Com atividade física regular, é possível controlar e até reduzir a pressão arterial", lembra Clarissa Franco, referência técnica do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem.
A aposentada, Rosangela Maria Fontes, ressalta a importância dos exercícios para o controle da pressão arterial. "Quando meu médico indicou que praticasse atividade física, procurei o programa, onde fui muito bem recebida e hoje tenho grandes amigos e pude colocar a minha saúde em dia. Com a atividade passei a controlar minha pressão arterial e diminui a quantidade de medicamentos, antes eram dois comprimidos e hoje é apenas um", enalteceu a aposentada.
"A Academia da Cidade orgulha qualquer profissional que esteja envolvido com o Programa, orgulha os alunos, a comunidade. É a bandeira saudável do SUS. É a prova de que é possível investir em prevenção e é, definitivamente, um Programa de sucesso", conclui Ana Márcia Oliveira, diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.