Aracaju será destaque em revista do MDS

Família e Assistência Social
27/04/2012 09h49
Início > Notícias > Aracaju será destaque em revista do MDS

As jornalistas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Feitoza e Ana Nascimento, estiveram em Aracaju nesta quinta-feira, 27, para a produção de matéria jornalística sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pauta da revista comemorativa ao primeiro ano do Plano Brasil sem Miséria, que será lançado entre o final de maio e início de junho.

"O Plano Brasil sem Miséria completa um ano no início de junho e nós estamos produzindo uma publicação especial que contemplará todas as ações e programas do plano, sob o ponto de vista dos beneficiários", informou a jornalista Valéria Feitoza, explicando como Aracaju foi selecionada.

"O Pronatec é uma das pautas da publicação e então começamos a procurar exemplos de boas práticas no país, porque queríamos contar as histórias dos beneficiários do programa, mas não tínhamos conseguido achar um bom exemplo. Foi quando recebemos uma matéria sobre o Pronatec visto sob a perspectiva dos alunos enviadas por vocês (Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju) para publicação na página do MDS. Decidimos que Aracaju era o bom exemplo que procurávamos e aqui estamos nós, visitando o município para contar a história dos alunos", disse a jornalista. 

Segundo ela, dois aspectos da matéria foram decisivos para a escolha de Aracaju como exemplo para o Pronatec, o número de alunos matriculados nos cursos de qualificação profissional (368) e as histórias de vida de dois personagens relatadas na reportagem. O trabalho jornalístico da equipe do MDS foi realizado com os alunos do curso de mecânica automotiva, no Senai da rua de Propriá, na manhã desta quinta-feira.  

Várias equipes de jornalistas estão percorrendo o país para a produção de matérias para a revista. "Somos cinco jornalistas de texto e dois repórteres fotográficos", informou.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, o fato do MDS ter escolhido Aracaju para compor a pauta da revista é o reconhecimento do esforço que a administração municipal vem empreendendo para erradicar a extrema pobreza na capital. "Lembramos que Aracaju foi um dos primeiros municípios do Brasil a aderir ao Plano Brasil sem Miséria, quando a Semasc e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) pactuaram 479 vagas para essa primeira etapa do Pronatec. No momento temos 368 usuários do Cadastro único fazendo os cursos de qualificação nas áreas de automotiva, gestão, petróleo e gás, construção civil e gestão de negócios e nossa expectativa é de que até o final do ano serão mil usuários qualificados", informou o secretário.

Centro Pop

A equipe de jornalistas também conheceu o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona na rua Itabaiana. Ao saber que a unidade realiza uma média de 300 atendimentos ao mês, a jornalista Valéria Feitoza se interessou em também produzir uma matéria sobre o Centro, recebendo o aval de Brasília. No Centro Pop ela conversou com os técnicos da unidade e entrevistou usuários.