O antigo canal da Beira Mar possuía uma vazão de águas reduzida para a demanda de drenagem da localidade. Com as chuvas, a estrutura do sistema ficava comprometida, por conta do imenso volume de águas que anualmente era drenada na região. Preocupada com esse quadro, a Prefeitura de Aracaju iniciou, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as obras de construção do canal subterrâneo para ampliar a capacidade de escoamento das águas, coibindo assim a formação de pontos de alagamento na área.
Com 630 metros de extensão, as obras já contam com 95% das etapas finalizadas. Esta semana equipes da empresa estão realizando vistorias na estrutura para verificar se houve a formação de fissuras e desníveis nas placas de concreto que compõem o canal. No total, a administração municipal, em parceria com o governo federal, está investindo na iniciativa R$ 5.203.320,06 milhões. A previsão é de que em breve as obras sejam concluídas.
Trânsito
Além disso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também estará instalando nas próximas semanas um novo conjunto semafórico para orientar o tráfego de veículos na via. De acordo com o diretor de Obras da Emurb, o engenheiro Paulo Costa, as obras de infraestrutura da Beira Mar foram feitas sempre com um prévio planejamento estratégico, buscando diminuir os possíveis transtornos para comunidade local.
"Durante as obras e as mudanças do trânsito, não houve um grande impacto sobre o trânsito no local. A população não reclamou dos desvios, porque a Emurb junto com a SMTT, sempre teve o cuidado de fazer todas as verificações e as melhores rotas alternativas para que a comunidade e os transeuntes não sofressem", declarou o engenheiro.