A Prefeitura de Aracaju levou ao bairro Cidade Nova, neste sábado, 28, os serviços do Cadastro Único, dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, por meio da ação de busca ativa realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos na atividade, sob a coordenação do secretário de Assistência Social, Bosco Rolemberg.
No serviço do Cadastro Único foram atendidas até o final do dia 124 famílias, sendo que 50 utilizaram a inclusão cadastral e 74 efetuaram alterações cadastrais. Outras 185 pessoas foram atendidas pelo Instituto de Identificação do Estado de Sergipe para a retirada da primeira ou segunda via da Carteira de Identidade.
O Pronatec disponibilizou 55 vagas para os cursos de qualificação profissional nas modalidades de eletricista de automóveis, instalador de acessórios automotivos, mecânico de manutenção em motores ciclo Otto, preparador de superfície para pinturas automotivas e auxiliar administrativo. Até o final da ação, no sábado, 17 usuários do Cadastro Único haviam feito a inscrição nos cursos.
Entre os inscritos está Jaciane Alves Santos, que optou pela qualificação profissional na área de gestão. “Inscrevi-me no curso de auxiliar administrativo porque acho que tenho mais vocação para esse tipo de trabalho. Depois de concluir o curso pretendo conseguir um bom emprego nessa área”, declarou a futura aluna do curso que terá início na próxima quarta-feira, no Senai.
Inclusão
Jaqueline Alves Santos, 20 anos, mãe de Pedro Henrique, sete meses de nascido, esteve nesta manhã no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves para fazer a sua inclusão no Cadastro Único. “Antes de ter o meu bebê, não precisei da ajuda do governo, mas agora estou precisando do Bolsa Família para suprir algumas necessidades que surgiram após meu filho nascer”, disse.
Identificação
Patrícia Fernanda dos Santos, 14 anos, foi ao Cras com a mãe e dois irmãos para utilizar os serviços do Instituto de Identificação. Ela e os irmãos de 15 e 17 anos retiraram a primeira via do Registro Geral (antiga Carteira de Identidade) e a mãe, Josefa Maria dos Santos, retirou a segunda via do documento. “Perdi minha Identidade há alguns meses e estava esperando sobrar um dinheirinho para eu providenciar a segunda via. Surgiu agora essa oportunidade eu aproveitei”, disse ela.