A bolsista da Prefeitura de Aracaju, Vanessa da Cruz Silva, 22 anos, foi campeã do Aracaju Fast Tri de Triathlon, que aconteceu no fim de semana, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. O evento teve o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
"Não tive tantas dificuldades para vencer a competição, porque é uma prova que já participo há um ano. Cruzei à linha de chegada em 50 minutos, incluindo três baterias de corrida, pedal e outra vez corrida. Em média, consegui fazer 16 minutos em cada modalidade. É bom lembrar que o campeonato seria de triathlon, mas devido a muita água viva nas águas do rio não houve a prova de natação e virou um duathlon", afirmou.
Segundo Vanessa, o fato de ter sido a vencedora individual feminina do Aracaju Fest Tri foi motivo de muita felicidade. Ela informou que se sente motivada para a disputa das próximas competições. "No dia 19 de maio, vai haver outra competição com o mesmo modelo de prova na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro", declarou.
"Ainda neste primeiro semestre, irei disputar também o Campeonato Brasileiro de Triathlon em Salvador-BA. Lá, com certeza, tentarei a conquista de mais um título para minha carreira", esclareceu.
Elogios ao Bolsa-Atleta
Vanessa, que é bolsista, na categoria Bronze, da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, elogiou o Programa Bolsa-Atleta e disse que se sente estimulada em ganhar mais competições e conseguir ascender para a categoria Prata. "A partir do momento que eu começar a vencer mais campeonatos, terei condições de pontuar no ranking e, consequentemente, chances notórias de conseguir esse objetivo", afirmou, agradecendo a Semel e à Prefeitura por terem acreditado no seu potencial.
O secretário Antônio Hora Filho enfatizou a excelente desenvoltura dos atletas bolsistas nas competições em que disputam. "Não canso de falar que nossos atletas sempre têm se destacado e todos os dias estão na mídia. Isso nos dá a tranquilidade de saber que a escolha das bolsas foi feita de forma justa e correta", explicou.
Carreira vitoriosa e curiosidade
Há apenas um ano e meio no Triathlon, Vanessa já é uma atleta vitoriosa. Já venceu uma Copa Brasil e agora o Aracaju Fast Tri. Mas a história da triatleta é curiosa. Antes, ela só praticava natação, mas quando ingressou na universidade, decidiu fazer o esporte. "Tudo começou quando conheci a Zona Alvo, que promove competições de corrida. A partir daí, ganhei gosto também por esse esporte e resolvi competir nas provas de triathlon", salientou.
Fast Tri de Triathlon
A realização do Fast Tri de Triathlon foi uma realização da Zona Alvo de Sergipe. O organizador do evento Anderson Gois ressaltou que a competição serve para estimular e difundir o esporte no Estado. "Como sempre promovemos competições de corrida de rua, as pessoas cobraram para que realizássemos também provas de triathlon. Por isso, resolvemos fazer esse campeonato, que contou com a presença de 100 atletas, nas provas individual e de revezamento", finalizou.