Iniciado no mês de abril, o curso de Modernização e Eficácia da Comunicação Escrita no Âmbito da Administração Municipal de Aracaju, elaborado e realizado por meio da Secretaria de Administração, tem por objetivos centrais atualizar os servidores que desempenham funções de construção de textos oficiais no uso da língua portuguesa, revisar as regras gramaticais e normativas fundamentais para a correta elaboração da comunicação escrita, além de modernizar e padronizar a linguagem dos documentos oficiais que tramitam em todas as unidades da administração municipal.
Ao todo, serão capacitados 60 servidores divididos em duas turmas. A primeira turma será finalizada no dia 15 de maio, já a segunda terá inicio em 21 de maio e transcorrerá até 18 de junho. O curso tem duração de um mês para cada turma, com encontros diários das 7h30 às 10h30, durante quatro semanas, concluindo assim 60h de atividade.
A capacitação está sendo ministrada pela professora Wilma de Oliveira Ramos, que tem mais de 40 anos de experiência no ensino da língua portuguesa, além da especialização em redação oficial.
Para a professora, a elaboração deste curso, voltado exclusivamente para os servidores municipais, mostra a valorização do servidor público pela PMA. “Atualizar o servidor acerca de sua língua materna é uma forma de valorizar o trabalho e investir no seu desempenho do profissional. Além disso, os frutos dessa capacitação serão refletidos diretamente na comunicação escrita dos órgãos da administração municipal”, afirma a professora Wilma Ramos, referência no ensino da língua portuguesa e única autora de livros sobre o assunto do Estado.
Durante o programa, serão apresentados também modelos para os instrumentos de comunicação escrita já utilizados pelas unidades da gestão municipais como ofícios, comunicações internas, editais, decretos, portarias e atas, buscando padronizá-los e consequentemente potencializar sua eficácia.
Subsídio
A parceria entre o Governo Federal e as prefeituras municipais, por meio do PNAFM, tornou possível, entre outras ações, a realização desta capacitação destinada tornar a prestação de serviços cada vez mais qualificada para os cidadãos aracajuanos e garantirá 60 horas de treinamento em modernização e eficácia da comunicação escrita.