A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, visitou, na manhã desta quinta-feira, dia 3, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, localizada na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Esperança. Durante a visita, a secretária foi acompanhada pela diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Oliveira, o coordenadora de Atenção Primária, Geison Valença, as supervisoras Elisa França, Acácia Seixas e Silvia Maria e o coordenador do Núcleo de Serviços, Luiz Roberto de Freitas.
“Estamos seguindo o calendário de visitas, o que inclui as Unidades de Saúde. A visita à USF Ministro Costa Cavalcante foi antecipada, devido à situação de consecutivos arrombamentos. O objetivo é trabalhar para que a melhor assistência seja prestada aos usuários do SUS Aracaju”, informa Ana Márcia Oliveira, diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Para a segurança dos prédios, servidores e usuários, em todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju, além das grades nas janelas, há também sistema de alarme. “Em caso de furto ou arrombamento, o sistema aciona diretamente a Guarda Municipal. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde comunica o fato, de imediato, aos órgãos competentes de segurança, através de Boletim de Ocorrência”, explica Luiz Roberto de Freitas, coordenador do Núcleo de Serviço.
“Todos os dias, nós trancamos tudo, mas, infelizmente, existe gente que age de má fé e não pensa no quanto os objetos levados são importantes para o bem-estar de toda a comunidade”, esclarece a gerente da USF Ministro Costa Cavalcante, Marta Maria Aragão.
Durante a visita, a secretária municipal de Saúde conversou com servidores, usuários e, também, com agentes comunitários e adotou medidas imediatas para garantir a segurança das pessoas e, também, para preservar o patrimônio. “Como medida emergencial, estamos reforçando o sistema de alarme e colocando um vigilante no local. Paralelo a isso, estamos avaliando a viabilidade de implantação de outras medidas que garantam segurança a longo prazo”, conclui a secretária Stella Maris Moreira.