A "Oficina de Pactuação sobre Cuidados da Saúde do Trabalhador" encerrou na manhã desta quinta-feira, 3, as atividades do I Fórum Regional em Saúde do Trabalhador. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizada por meio da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast).
Desde a quarta-feira, 2, o Fórum reuniu representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, da SMTT, além de representantes da Construção Civil, representantes dos trabalhadores e das secretarias municipais de Saúde da Região de Aracaju.
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, considerou o Fórum vitorioso porque, segundo ela, "conseguiu, no primeiro momento, articular instituições parcerias fundamentais para pensar de forma intersetorial políticas públicas direcionadas à saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho".
Região Aracaju
Na manhã da quinta a oficina reuniu técnicos da Saúde e contou com a participação de representantes de quatro dos oito municípios sergipanos que compõem a Regional/Aracaju: Laranjeiras, com Erick Duarte e Tânia Maria Santos Lima; Riachuelo, com Neylor Aragão e Greyce Ribeiro; e São Cristóvão, com Jóelia Ferreira Góveia e Meire Silveira; além dos representantes da própria capital.
"Esse encontro foi muito proveitoso. Há algum tempo estamos tentando construir uma gestão de Saúde do Trabalhador. Mas para implementarmos essa política no interior temos que contar com a sensibilidade dos gestores de cada localidade. Acredito que com a união dos municípios podemos de fato iniciar essas ações", avalia Joélia Góveia, representante de São Cristóvão.
A Região de Saúde de Aracaju é formada ainda pelos municípios de Barra dos Coqueiros; Divina Pastora; Itaporanga d'Ajuda e Santa Rosa de Lima.
Encontro
Na oficina a coordenadora da Reast, Mônica Rocha, apresentou o Modelo de Atenção à Saúde do Trabalhador da secretaria aracajuana. Em seguida, em roda de conversa, os representantes dos municípios presentes também apresentaram as iniciativas e os desafios locais, quanto às ações da Saúde do Trabalhador.
Após as apresentações, o grupo construiu propostas de modelo de atenção e cuidados para serem implementadas no conjunto das cidades da região. Segundo Mônica Rocha, as propostas serão compiladas e encaminhadas para as secretarias municipais de Saúde da Regional/Aracaju e também para Secretaria de Estado da Saúde e para os órgãos deliberativos e consultivos do Sistema Único de Saúde: Conselho Intergestores Regional (CIR); e Conselho Interfederativo Estadual (CIE/SE). Um próximo encontro entre os municípios está marcado para 14 de junho deste ano.