Defesa Civil realiza simulado de deslizamento

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2012 16h46
Início > Noticias > 50607

No último sábado, 5, à tarde, a Prefeitura Municipal de Aracaju participou diretamente do I Simulado de Deslizamento em Encostas, realizado próximo à rua Curitiba, no bairro Industrial. A ação foi promovida como forma de preparar a população e os órgãos públicos para os riscos trazidos pelas chuvas em certas áreas da capital. A etapa sergipana do Simulado de Preparação de Desastres foi coordenada pela Defesa Civil Municipal de Aracaju e contou com a participação de mais de 150 profissionais de diversos órgãos.

Com a chegada do período de chuvas, que no Nordeste normalmente se inicia no mês de junho, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com as Coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil, organizou o simulado para, de forma simultânea e antecipada, preparar os Estados nordestinos para os potenciais riscos dos altos níveis pluviométricos. Segundo o coordenador Municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura Neto, na medida em que contou com uma grande participação tanto do poder público, quanto da comunidade, a ação foi um sucesso.

“Fizemos uma simulação com a evacuação das casas, orientação da população e até o atendimento às vitimas”, explica Nicanor. “O objetivo era de simular situações parecidas com as reais para que a população ficasse preparada e as equipes de atendimento estejam em sintonia”, esclarece o coordenador. O simulado contou o Serviço Móvel de Urgência (Samu), a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Além de Aracaju, outras prefeituras do Estado também estiveram presentes na simulação. Os profissionais envolvidos tiveram a oportunidade de observar na prática quais as formas mais viáveis de se realizar o resgate de vítimas que vivem em áreas de risco, sobretudo próximas a encostas. Outro cuidado dos organizadores do evento foi o de sensibilizar a comunidade para que ela esteja inserida no processo. A população foi orientada sobre os cuidados que deve tomar para garantir sua integridade física e diminuir os danos materiais que o volume das chuvas pode acarretar.