Escola de Artes promove o 1º Bazar Artefatos

Funcaju
08/05/2012 16h19
Início > Notícias > Escola de Artes promove o 1º Bazar Artefatos

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizou na noite da última segunda-feira, 7, a cerimônia de abertura do 1º Bazar de Artesanato, intitulado ‘Artefatos'. Com o objetivo de homenagear o mês das mães e, principalmente, de mostrar e oferecer à comunidade os trabalhos realizados pelos alunos, a Escola vai expor cerca de 150 peças artesanais até o próximo dia 11.

Dentro da programação de abertura, iniciada às 18h no auditório da EOAVT, o diretor Eugênio Enéas falou do prazer que a Escola tem em proporcionar oficinas que recebem todos os interessados, independente da idade, do sexo ou da condição financeira. "Recebemos aqui desde crianças até pessoas da terceira idade e todas elas são nossos maiores orgulhos. Daqui saem pessoas que fazem da arte sua profissão. A Escola apenas oferece o espaço e o ministrante, ela é apenas o veículo estimulador da vontade já existente em cada um dos nossos alunos e o resultado está aí, em nosso 1º Bazar Artefatos", comenta.

Logo após o depoimento do diretor, houve a apresentação do coral ‘Encantos da Valdice', composto exclusivamente pelos alunos da Escola e a mostra de vídeos que tratam acerca da produção do artesanato sergipano e também que trazem o depoimento das alunas do curso de Artesanato iniciado, este ano no mês de fevereiro, com as mais variadas tipologias a exemplo de ‘Boneca de Pano', ‘Patchwork', ‘Bordado', ‘Pintura e Aplicação', ‘Reciclagem Decorativa' e ‘Modelagem com Argila'.

 "Eu cheguei à Escola de Artes há dois anos. Primeiro eu vim influenciada pela minha sobrinha, que trouxe as filhas para fazer aulas de dança e me convidou a fazer o curso de artesanato. Decidi fazer a oficina de pintura e desenho e me encantei pelo lugar, pelas pessoas. Agora estou fazendo a de Boneca de Pano e já produzo peças sob encomenda. Tudo que eu sei quanto a artesanato eu aprendi aqui, foi aqui que eu realmente me profissionalizei", declara Edna Oliveira, 64 anos e atual artesã de profissão.

E no dia da abertura do bazar, a professora do curso, Suely Ribeiro, estava tão empolgada quanto suas alunas e alunos. "Este dia é uma realização, acredito que não só para mim mas para toda a família da Valdice Teles, que trabalha em conjunto para bem receber todos que nos procuram e crescem junto conosco. Com o sucesso dos nossos alunos, nosso objetivo está concluído", comenta.

Quanto aos desafios em ministrar seis diferentes oficinas com turmas repletas de alunos das mais variadas idades, Suely completa. "As aulas são muito boas acredito que justamente por essa diversidade. Os mais experientes ajudam os mais jovens, que por sua vez estimulam os mais velhos. É tudo muito dinâmico", afirma.

Confirmando toda a diversidade de artesãos que a Escola de Artes recebe está o jovem Tiago Dória, de 24 anos. Portador de necessidades especias, Tiago frequenta a Escola há três anos e já fez as oficinas de Desenho, Modelagem com Argila e atualmente está concluindo a oficina de Pintura em Tela. Três dos seus quadros estão expostos no bazar.

"A Escola de Artes Valdice Teles presta um importante serviço à comunidade adulta e, principalmente, aos jovens. Em Aracaju, acredito que não há espaço que acolha portadores de deficiências para oferecer atividades artesanais com a Valdice Teles. Como pai de um portador de deficiência que participa há três anos das oficinas da Escola, posso afirmar que ele tem alcançado bons resultados. Estão de parabéns a Funcaju e a EOAVT", declara Florisvaldo Andrade Ferreira, pai de Thiago.

As oficinas de Artesanato

As oficinas de Artesanato oferecidas pela Escola Oficina de Artes Valdice Teles acontecem desde setembro de 2010. Elas surgiram a partir de uma visão de valorização cultural do artesanto sergipano da ministrante Suely Ribeiro e do diretor Eugênio Enéas. Desde então são oferecidas seis oficinas à sociedade: Boneca de Pano, Patchwork, Bordado, Pintura e Aplicação, Reciclagem Decorativa e Modelagem com Argila.

EOAVT

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT) fica na av. Pedro Calazans, nº 737, bairro Cirurgia, e funciona de segunda a sexta, de 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para contato é (79) 3211-6913.