Fundat qualifica mais 140 pessoas para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
09/05/2012 15h08
Início > Notícias > Fundat qualifica mais 140 pessoas para o mercado de trabalho

Na terça-feira, 8, cento e quarenta cidadãos receberam os certificados de conclusão de cursos ofertados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Fundação Municipal de Trabalho (Fundat). Os cursos foram de informática, biscuit, pintura em tecido e libras. As aulas aconteceram nas unidades/escolas da Fundat, Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), localizada no bairro Santos Dumont; na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Santa Maria; e no Instituto Beneficente Cidade Nova, entidade parceira da Fundação.

As solenidades de entrega dos certificados aconteceram nos períodos da manhã e tarde, nas respectivas unidades. A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Dantas Machado, representando na ocasião a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez a entrega dos certificados, contando com as presenças dos instrutores de informática, Paulo Roberto e André Henrique, as instrutoras dos cursos de artesanato em biscuit; de pintura em tecido e libras, Telma Maria, Maria Luiza e Debora Moreno, respectivamente.

A aluna Roseana Menezes dos Santos Silva, 29 anos, moradora do bairro Santos Dumont, emocionou-se ao falar sobre a diferença que o curso de informática proporcionou em sua vida. "Gostaria de agradecer a coordenadora Rosângela e a equipe da Fundat por terem ofertado esse curso; ao professor Paulo por todo incentivo, paciência e simpatia que sempre ministrou as aulas e aos colegas da turma pelos momentos de alegria. Reaprendi a estudar, e agora, quero ainda mais conhecimento", conta.

Geremias Pereira, 54 anos, eletrotécnico e morador do bairro Santa Maria, afirma que o curso de informática será um complemento importante na profissão. "Até então eu não havia tido contado com o computador. Essa oportunidade me ajudou a crescer profissionalmente", afirma.

Antônio Tiago Batista dos Santos, 19 anos, estudante, morador do bairro Santa Maria, conta que fez o curso de Libras, devido ao seu interesse em aprender como se comunicar com os portadores de deficiência auditiva. "No colégio e na rua onde eu moro, tenho amigos portadores de deficiência, o curso me ajudou nessa comunicação. A professora Débora foi ótima. As aulas foram dinâmicas. Estou feliz com o resultado do curso", diz.

A instrutora da oficina de artesanato em biscuit, Telma Maria, agradeceu a Fundat pela oportunidade em compartilhar seus conhecimentos com os alunos. "É uma felicidade poder dividir conhecimento com outras pessoas, principalmente, quando constatamos que a qualificação profissional possibilitou a geração de renda extra", comentou, lembrando que os cursos são gratuitos. "Aconselho aos meus alunos a não desistirem e os incentivo para que busquem sempre o aperfeiçoamento", informa.

Paulo Roberto, instrutor do curso de informática, aproveitou a ocasião para elogiar o desempenho das suas turmas. "Todos estão de parabéns por terem se dedicado durante as aulas e conseguido terminar o curso. Aproveitem sempre a chance de adquirir novos conhecimentos, porque o tempo não volta e conhecimento nunca é demais. É gratificante vê-los felizes e satisfeitos com o resultado do curso.", garante.

A instrutora do curso de Libras Débora Moreno, aconselhou aos alunos para continuarem se aperfeiçoando. "A linguagem de sinais está sempre avançando e vocês não devem se acomodar. Busquem sempre melhorar e aprender mais". A instrutora ainda ressaltou que "O conhecimento de libras possibilita as pessoas a inserir-se no mercado de trabalho, pois empresas, restaurantes, hotéis precisam de pessoas aptas a lidar com esse público, além de ajudar aos deficientes a se comunicarem", ressalta.

A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, Camila Dantas Machado, encerrou a cerimônia parabenizando a todos os alunos pelo resultado exitoso. "Começar algo é fácil, persistir e chegar ao fim é o difícil". Na oportunidade, Camila Machado lembrou que a Fundat,  além de ofertar cursos gratuitos, disponibiliza o Balcão de Intermediação de Mão de Obra. "É só entregar o currículo e fazer o cadastro. Na medida em que as empresas nos solicitam, providenciamos o encaminhamento", explica.

Para maiores informações, a Fundat está localizada na rua Pacatuba, nº 140, Centro, telefone (79) 3179-1331.