PMA intensifica coleta seletiva no Siqueira

Serviços Urbanos
09/05/2012 17h17
Início > Noticias > 50671

Ao longo desta semana, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está promovendo o projeto "Cidadão Consciente, Cidade Limpa!", no bairro Siqueira Campos. A iniciativa visa conscientizar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e necessita da participação colaborativa da população local para que o resultado do trabalho seja satisfatório, contribuindo com a limpeza da cidade.

De acordo com o presidente da Emsurb, Fábio Silva, o projeto vem percorrendo diversos bairros da capital. "Com essa iniciativa atingiremos o objetivo de diminuir o descarte irregular e, inclusive, a ampliação do programa da coleta seletiva", expõe.

Segundo a coordenadora da Assessoria Técnica da Emsurb, Adenilde Gama, o bairro Siqueira Campos está preparado para o projeto. "A coleta já existe no bairro, nesse caso é uma revitalização. Colocamos os agentes porque lá a coleta exige uma demanda maior diante do que é descartado, por se tratar de uma área comercial", avaliou. Desde a segunda-feira, 7, um grupo de 52 agentes ambientais (jovens aprendizes) e quatro coordenadores (educadores ambientais) estão divididos durante os turnos da manhã e da tarde, percorrendo o perímetro do bairro definido como área de abrangência do projeto.

Além de orientar os cidadãos sobre a limpeza urbana e a importância de manter limpas as vias públicas, a equipe também faz um diagnóstico da situação local por meio de um questionário acerca do tema. Os agentes também promovem a entrega de informativos explicativos e cartilhas que instruem o descarte correto do lixo, assim como esclarecem questões relacionadas a serviços como o destino adequado dos resíduos e as coletas domiciliar e seletiva.

Os órgãos públicos, condomínios, hotéis e diversos estabelecimentos também fazem parte do trajeto da coleta seletiva em Aracaju e a meta é de que até dezembro de 2012 todos os bairros sejam atendidos. Até o último mês de março, cerca de 350 toneladas já foram recolhidas, entre alumínios, vidros, plásticos e outros materiais, que foram encaminhados pela Emsurb à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).