Projeto Entre que o Espaço é Seu vai ao Asilo Rio Branco

Formação para o Trabalho
10/05/2012 10h45
Início > Notícias > Projeto Entre que o Espaço é Seu vai ao Asilo Rio Branco

Durante toda a quarta-feira, 9, os idosos do Asilo Rio Branco receberam uma equipe de profissionais e alunos do curso de cabeleireiro ministrado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A ação integrou o Projeto Entre que o Espaço é Seu itinerante.  A instituição comemorou o Dia das Mães e, na ocasião, os idosos aproveitaram para cortar os cabelos ou escová-los, promovendo uma transformação no visual e ainda, elevando a autoestima.

O Projeto Entre que o Espaço é Seu foi lançado mês passado pela Fundat e realizado nas seis unidades/escola do órgão. Alunos e instrutores dos cursos de massoterapia, cabeleireiro e maquiagem se prontificaram no atendimento às comunidades onde se centralizam as unidades, nos bairros Santa Maria, Porto D’anta, Santos Dumont, Coroa do Meio, Jardim Centenário e Jardim Esperança. Naquela edição do projeto, foram atendidos 800 cidadãos que tiveram direito a massagem, maquiagem, corte de cabelo e escova.

O projeto tem como objetivo a realização de mutirões de beleza e bem-estar junto às comunidades. O projeto está passando por um processo de ampliação, considerando o sucesso da primeira edição. A partir do dia 30 deste mês, as equipes retornarão às unidades. O projeto itinerante também será realizado, a exemplo do que aconteceu no Asilo Rio Branco. A proposta é expandi-lo também para outras localidades.

Beleza e bem-estar

Os idosos do Asilo Rio Branco tiveram um dia diferente. Além dos serviços de corte de cabelo e escova, os internos também receberam muito amor e carinho das equipes. Para os alunos foi mais um dia de aprendizado para o desempenho da profissão. “O cabeleireiro é um profissional que lida com pessoas de perfis diferentes, idades diferentes, com crianças e idosos e precisam ter uma vivência para valorizar mais ainda a profissão”, declara Maria José Cruz, instrutora do curso.

Maria José Souza Santos, 65 anos, explicou que é a mais jovem da instituição e que estava no local por opção própria. “Aqui estou feliz e ajudo aqueles que têm restrições para caminhar, comer e outras necessidades”, afirmou, acrescentando que o dia de beleza e bem-estar foi maravilhoso.

“Eu tenho a minha história. Cada um tem a sua história e é importante que cada um respeite as suas diferenças”, afirma Maria José, lembrando que é vaidosa e que espera a vista da equipe da Fundat pelo menos a cada dois meses. “É importante a gente estar sempre bonita. Além disso, a gente se diverte com as meninas”, esclarece.

José Maria Santos, 78 anos, há seis anos é interno do Asilo Rio Branco. Impossibilitado de caminhar devido a um tombo que levou ao cair da escada quando ainda estava em casa, disse que é feliz, que tem amigos. Ele aproveitou a visita da equipe de cabeleireiros para cortar o cabelo. “É muito bom e divertido, fiquei mais bonito”, disse.