A política de fiscalização territorial da Prefeitura da Aracaju tem respeitado o que preconiza a legislação vigente sobre o uso e ocupação do solo. Constantemente tem se buscado coibir ocupações irregulares e a degradação do meio ambiente. Na manhã desta quinta-feira, 10, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizou ações de combate e prevenção ao uso indevido de locais protegidos por legislação específica.
O Departamento de Fiscalização da empresa foi acionado para demolir aproximadamente 25 barracos irregulares e também derrubar uma cerca de arame farpado que demarcava 50 lotes. O local que seria ocupado indevidamente fica situado na avenida Euclides de Figueiredo, loteamento Rosa do Sol, bairro Soledade.
A ação foi realizada em parceria com a Guarda Municipal, que garantiu a integridade de todas as pessoas e a segurança no processo de desocupação. A Emurb também deslocou para o local outra equipe da Diretoria de Operações que colaborou no fornecimento de profissionais, caçambas e máquinas para facilitar no serviço.
Construídos com material de restos de madeira e cobertos com pedaços de telhas de fibra e cimento, os barracos não ofereciam nenhuma segurança aos seus ocupantes. Todos os pertences recolhidos dentro deles foram levados para um depósito seguro e posteriormente seus donos poderão fazer o recolhimento.
De acordo com o chefe de Fiscalização de Obras e Urbanismo, o engenheiro Valdson Melo, ações como está são realizadas para coibir que construções irregulares sejam erguidas em áreas de preservação ambiental. "Essa operação visa inibir a construção em ocupações irregulares principalmente em áreas de preservação ambiental, evitando assim que a cidade cresça desordenadamente", afirmou o engenheiro.