A qualificação profissional é a porta de entrada para o mercado de trabalho e, ainda, cria possibilidade para o início de um pequeno negócio. Alunos que têm concluído os cursos profissionalizantes realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) apresentam um diferencial; a capacitação por meio de um órgão que tem credibilidade. Eles contam ainda com o balcão de Intermediação de Mão de Obra do órgão. Nesta quarta-feira, 9, mais 85 pessoas receberam certificados de conclusão dos cursos de informática e massoterapia.
Os cursos foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, localizada na Rua Júpter, com carga horária de 100 horas. Foram formadas quatro turmas nos cursos de informática básica, informática avançada e massoterapia. A solenidade de entrega dos certificados foi marcada pela emoção, com o registro de novas amizades, de novas perspectivas para o mercado de trabalho e de autoestima elevada.
Dione Sandres, a instrutora do curso de massoterapia, representou os demais instrutores na solenidade. "Além de colegas de profissão, formulamos um elo de amizade. Estou à disposição para auxiliá-los no que precisarem", destaca. Na oportunidade, Dione citou a importância de os seus 25 alunos participarem do projeto "Entre que o Espaço é Seu", realizado nas unidades/escola da Fundat. "Por meio do projeto, vocês tiveram uma grande vivência no atendimento às pessoas das comunidades. Sabemos que muitos receberam massagem pela primeira vez e, em contrapartida, todos nós demos uma parcela de contribuição para que tudo acontecesse. Foi um grande aprendizado. A prática é tudo", lembra a instrutora aos recém-formados.
Empreendedorismo
A aluna Telma Lúcia Soares do curso de massoterapia representou os demais colegas. Na ocasião, detalhou que ficou surpresa com a qualidade do curso e o profissionalismo da instrutora. "Não esperava tudo isso por ser um curso gratuito. Após o curso, a minha vida está totalmente diferente, e hoje posso afirmar que sou uma profissional da área de massoterapia", conta.
Telma Soares anunciou ainda que já está trabalhando. "Montei um pequeno negócio com uma amiga. O nosso espaço é aconchegante, com ar de suavidade. Atendo os meus clientes no período da manhã e à tarde, e também presto serviço para empresas que desejam um massoterapeuta para desestressar os seus funcionários", esclarece, acrescentando que escolheu a profissão certa. "É rentável ser massoterapeuta. Agora, não tem quem me segure", afirma.