PMA realiza caminhada contra abuso sexual em crianças e adolescentes

Família e Assistência Social
14/05/2012 14h26
Início > Notícias > PMA realiza caminhada contra abuso sexual em crianças e adolescentes

Na próxima sexta-feira, 18 de maio, a sociedade celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data em Aracaju, a Prefeitura realiza uma grande caminhada, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os cidadãos para o enfrentamento dessa problemática, bem como para conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar situações de abuso e violência contra criança e adolescente.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a caminhada terá a praça da Bandeira como ponto de concentração, a partir das 14 horas. A manifestação terá como trajeto a avenida Barão de Maruim, seguindo pela rua Itabaiana, calçadão da João Pessoa, com encerramento na praça Fausto Cardoso.

Usuários dos Cras, alunos da rede municipal de ensino, conselhos tutelares, conselhos municipais, entidades governamentais e não governamentais deverão participar da caminhada. Cerca de 1.500 pessoas devem participar do ato, segundo estima a coordenadora de Proteção Social Especial da Semasc, Anne Caroline Barbosa.

Para garantir uma maior participação dos cidadãos na caminhada, as secretaria municipais de Assistência Social e Cidadania e de Educação fizeram parceria para mobilizar estudantes e usuários das unidades assistenciais. Junto a esse público foram realizadas palestras, quando foi explicado o fluxo de atendimento a casos de abuso e exploração.

18 de maio

Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, uma menina de nome Araceli Santos foi sequestrada e brutalmente violentada até a morte. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.