Na última sexta, dia 11, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) reuniu gestores e representantes da sociedade civil em audiência pública que discutiu as diretrizes orçamentárias para o ano de 2013. Aberta à população, a audiência pública é um instrumento que permite a participação de todos aqueles que querem entender mais sobre o contexto financeiro da administração municipal.
De acordo com o diretor de Orçamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Gilton Carvalho, a participação popular é essencial para o controle dos gastos públicos. “Na oportunidade, nós apresentamos indicadores fiscais que compõem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como a projeção de orçamentos previstos para exercícios futuros, como o orçamento de 2013. A LDO é disciplinadora do desequilíbrio de contas públicas. Ela controle e observa os indicadores fiscais que acontecem na gestão da administração pública”, explicou o diretor de Orçamento da Sefin.
“Ao mostrar à população sobre os instrumentos que disponibilizamos para que todos tenham acesso a todas as ações governamentais, a PMA incentiva a participação das pessoas e zela pela transparência com os gastos públicos”, disse Gilton.
Até o dia 25, qualquer pessoa poderá dar sugestões para a elaboração do documento de LDO, pois no dia 31 ele será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores. Quem não participou do encontro, pode enviar sugestões para o e-mail sugestoes.sefin@aracaju.se.gov.br.