Dia do Gari será comemorado nesta quarta-feira

Serviços Urbanos
15/05/2012 15h22

A lista de afazeres é imensa: varrer ruas, praças e parques; capinar, lavar e desinfetar vias públicas; cuidar da limpeza da cidade e da ornamentação de jardins, praças, avenidas e canteiros centrais; recolher o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais. Assim, os agentes de limpeza que trabalham em Aracaju se revezam em prol de uma cidade mais limpa, conservada e ambientalmente preservada. É por esses e outros motivos que nesta quarta-feira, 16 de maio, é dia de saudá-los não apenas com um bom dia, mas de dar os parabéns a todos esses profissionais.

Faça chuva ou faça sol, diariamente os garis cumprem suas funções por todos os bairros e zonas do município. Sendo assim, a existência de uma data comemorativa em especial simboliza o reconhecimento de uma classe trabalhadora que faz da capital sergipana um dos locais mais parabenizados do país no que diz respeito à limpeza urbana. No dia 5 de janeiro de 2004, o Dia do Gari começou a fazer parte do calendário de comemorações oficiais do município de Aracaju, através da Lei Municipal nº 3.150.

"Não há dúvida que esse é uma dia muito especial. Esses garis, que são os agentes de limpeza que cuidam diariamente da nossa cidade, merecem todo o reconhecimento da sociedade pelo grande trabalho que fazem", destaca Fábio Silva, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). "O dia 16 de maio é uma data que precisa ser lembrada e comemorada pela grandiosidade que é o serviço desses profissionais", acrescenta.

Exemplo

Aos 47 anos, o gari José Muniz Filho possui o ensino fundamental incompleto. Limitado na formação colegial, mas dono de uma força de vontade com a qual criou um casal de filhos, 'Seu Muniz' já trabalhou na Companhia Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), em empresas e repartições públicas. Há cinco anos, ele se encontra agora na profissão que exerce com orgulho e com a certeza de que colabora com o bem estar de todos os cidadãos que transitam por Aracaju.

"Passei por muitas barreiras e obstáculos, mas tive perseverança e hoje me sinto bem aqui ao lado dos colegas. São muitos desafios, mas precisamos agir com sinceridade, humildade, dedicação e seriedade para que o nosso trabalho perante a sociedade seja feito da melhor maneira possível. Assim como eles, mantenho minha casa com o fruto do meu suor", afirmou o agente de limpeza, em nome das três equipes (cada qual com dez componentes) que realizavam os devidos serviços no bairro Santa Maria.

Números e valorização profissional

Atualmente, 670 garis trabalham na área da limpeza em Aracaju. Desses, 120 são destinados aos serviços de coleta domiciliar, resíduos, seletiva; e 517 nos serviços de varrição, pintura de meio-fio, limpeza de canal, praia e feiras livres; além de 33 na área do Centro. Já para as áreas verdes, onde os trabalhadores também são considerados garis, aproximadamente 250 atuam nos serviços de podação, plantio, irrigação, cuidados em praças. Vale ressaltar que esses 920 garis fazem parte tanto da administração pública (Emsurb) quanto das empresas terceirizadas (Torre e BTS).

Alguns dados também podem servir como uma maneira de comprovar e ressaltar ainda mais a dimensão das atividades desses profissionais, e o quanto suas atribuições são de suma importância. A BR-101, por exemplo, abrange 12 estados e possui uma extensão de 4.768,4 km. Já a média anual que os garis da capital percorrem realizando pintura de meio-fio é de 4.644,55 km. Enquanto isso, no tocante à limpeza das praias, anualmente a média desse percurso é de 1.559,26 km, na medida em que o litoral sergipano possui um perímetro de 163 km.

Frequentemente, a Emsurb promove cursos sobre a área em que os garis atuam, assim como instruções sobre segurança no trabalho e confraternizações em datas festivas (período junino, fim de ano). "Já participei de outras comemorações do Dia do Gari. É uma data importante porque a gente se sente reconhecido pelo esforço das atividades diárias", declarou o gari José Muniz, ressaltando um espírito profissional que poderia servir de espelho e exemplo para quaisquer outras áreas de atuação. "Mais do que tudo, eu gosto do que faço, e faço com amor", completou, sorridente, o pai de dois filhos.

Confira a programação elaborada pela Emsurb e pela Torre para o Dia do Gari

 

16 de maio - Dia do Gari:

 

06h - Entrega de camisas (portaria da Sementeira)

07h - Abertura pela Gerência da Empresa/Prefeito/Presidência da EMSURB

07:15h - Apresentação do Coral Encantos da Torre

07:30h - Jogo de Futebol  - 02 equipes com 11 jogadores

07:30h - II Miss Gari

08:30 - Premiação Miss Gari

            1º lugar: Máquina de Lavar

            2º lugar: Kit de Beleza

            3º lugar: Secador e Prancha Alisadora

09h - Premiação Jogo de Futebol

            Time Vencedor: Troféu + Medalha + R$ 50,00 (visa vale)

9:15h - Café da Manhã

9:15h - Sorteio de Brindes

            Bicicleta

            Rádio Gravador

            DVD

            Celular

            TV 14'

10h - Encerramento