Aracaju é considerada a cidade mais limpa do Brasil. Impressionando os turistas que visitam a cidade e recebendo dos moradores elogios com relação à limpeza pública, tudo isso é possível graças ao trabalho de uma categoria de profissionais que atuam dia e noite varrendo ruas, praças e parques; capinando, lavando e desinfetando vias públicas; cuidando da limpeza da cidade e da ornamentação de jardins, praças, avenidas e canteiros centrais, além do recolhimento do lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais: os garis.
Para agradecer o trabalho desses profissionais tão importantes para a manutenção da qualidade de vida da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju preparou uma grande festa em comemoração ao Dia do Gari, celebrado anualmente no dia 16 de maio. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira, 16, no Parque da Sementeira, contou com jogo de futebol, apresentação de coral, sorteio de brindes e a realização do II Miss Gari.
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, fez questão de participar mais uma vez das celebrações. Durante o evento, ele ressaltou a importância dos garis para a cidade de Aracaju e agradeceu a dedicação com que eles cuidam da limpeza. " Essa é uma forma singela de agradecermos àqueles que de forma muito decisiva colaboram com a limpeza pública do município. Se não fosse o trabalho deles, não teríamos uma cidade tão limpa, tão bela e organizada", frisou o prefeito.
Edvaldo disse que manter o padrão de limpeza da capital é um grande desafio. "Infelizmente os cidadãos ainda não têm o costume de separar o lixo, muitas pessoas jogam lixo nas ruas desnecessariamente e tudo isso dificulta os trabalhos dos nossos garis. É um trabalho exaustivo, mas que vale a pena. Hoje Aracaju é referência em limpeza pública para todo o Brasil e temos que agradecer a esses profissionais que atuam diariamente cuidando da limpeza, arrumando a cidade, melhorando a qualidade de vida da nossa população", afirmou.
Miss Gari
Dona Maria Edelva Gomes trabalha como gari há 19 anos. Muito querida por seus colegas de trabalho, foi incentivada a participar do concurso, venceu e ainda levou para casa uma máquina de lavar novinha. "Nunca esperei ganhar o concurso. Sempre quis ter uma máquina e hoje realizei um sonho. Estou muito feliz".
Ezequiel Pereira, 26, trabalha na parte de capinação há 7 anos. Feliz em ter um dia para confraternizar com os colegas, ele agradeceu a iniciativa da Prefeitura em preparar uma festa especialmente para os garis. "Isso aqui é muito bom, a gente se sente mais feliz, valorizado", disse. Para ele, é um orgulho saber que, graças ao seu trabalho, Aracaju é tão elogiada por moradores e turistas. "A gente trabalha para deixar tudo 100%. Não pode ter nenhuma raizinha que a gente vai lá e tira", observou.
Atuação
Atualmente, 670 garis trabalham na área da limpeza em Aracaju. Desses, 120 são destinados aos serviços de coleta domiciliar, resíduos, seletiva e 517 nos serviços de varrição, pintura de meio-fio, limpeza de canal, praia e feiras livres; além de 33 na área do Centro. Já para as áreas verdes, onde os trabalhadores também são considerados garis, aproximadamente 250 atuam nos serviços de podação, plantio, irrigação, cuidados em praças. Vale ressaltar que esses 920 garis fazem parte tanto da administração pública (Emsurb) quanto das empresas terceirizadas (Torre e BTS).
Gari
Graças à Lei Municipal nº 3.150, sancionada em 5 de janeiro de 2004 e de autoria do vereador Emannuel Nascimento, o Dia do Gari começou a fazer parte do calendário de comemorações oficiais do município de Aracaju.
O nome ‘gari' é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que no século XIX se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, ao firmar com o Ministério Imperial contrato, em 11 de outubro de 1876, para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, instituindo, assim, a profissionalização da atividade.
Presenças
Participaram das comemorações alusivas ao Dia do gari os vereadores Ivaldo José, Robson Viana, Emannuel Nascimento, Evandro Franca, Miriam Ribeiro; o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, e o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Fábio Silva.