Mais um grupo de servidores da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) está participando do curso de Atendimento ao Cidadão, promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). O treinamento está acontecendo das 8h às 12h, no Centro de aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), visando potencializar conhecimentos, habilidades e atitudes que resultarão em um melhor atendimento, além de consolidar nos servidores municipais, a utilização de elementos como cordialidade, presteza e resolutibilidade no que diz respeito ao atendimento das demandas dos cidadãos aracajuanos.
Com a formação de nova turma, são 25 servidores da Fundat capacitados na área de atendimento ao cidadão. O curso discute matérias como: o papel e a importância do servidor público, a competência focada na postura profissional, atitudes e comportamentos, como desenvolver serviços públicos com qualidade, eficiência e eficácia no serviço público e seus resultados, a importância do cidadão, cliente e contribuinte para o serviço público e a importância dos impulsos motivacionais no trabalho e na vida.
A servidora Giselda Araújo Cajueiro tem 28 anos de experiência no atendimento ao público, e destaca a importância do curso. “É importante para nós adquirirmos novos conhecimentos, principalmente no atendimento ao cidadão, que às vezes, um pequeno detalhe faz toda a diferença”, conta.
Para Giselda Cajueiro, o curso ainda é a chance de fazer novas amizades e reencontrar colegas. “O curso acaba sendo uma maravilhosa troca de experiências”, lembra.
Para Antônio Bezerra Braz, que coordena o Programa de Microcrédito da Fundat (Credpovo), o curso é um complemento daquilo que exerce dentro da Fundação: atender bem aos cidadãos. “Busco sempre a perfeição no atendimento para que o cidadão entre e saia satisfeito com os serviços”, explica.
Braz acrescentou ainda que o atendimento é prática. “A partir do momento que a gente participa do treinamento, colocamos em prática no dia-a-dia e vamos aperfeiçoando, atualizando as ações”, disse, lembrando que é um aperfeiçoamento constante.
Izabel Cristina de Jesus Cruz é servidora da Prefeitura de Aracaju há 29 anos e desempenha as suas funções na Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Esperança. “O curso é ótimo e o professor repassa com profissionalismo os conteúdos para a nossa aprendizagem. Sempre atendi bem aos cidadãos, mas as práticas precisam ser melhoradas no dia-a-dia e é isso que o curso está possibilitando”, conta.
Qualificação
A capacitação profissional está inserida nas metas da Fundat. Este ano, mais de 60% dos servidores participaram de cursos nas mais diversas áreas de atuação. A proposta é atingir os 100% nos próximos meses. Os resultados dessa capacitação são visíveis, com o incremento dos serviços ofertados pela Fundação.