Prefeitura de Aracaju está implementando a Rede Cegonha

Saúde
17/05/2012 17h11
Início > Noticias > 50775

Dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentaram hoje, 17, aos representantes do Ministério da Saúde (MS) as iniciativas da gestão para implementar o Plano Municipal da Rede Cegonha.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, explica que instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha tem como objetivo a implementação de um novo modelo de atenção à mulher e à saúde da criança. "A Rede Cegonha traz uma nova estratégia de política pública para assegurar à mulher o direito de planejamento reprodutivo e à atenção humanizada, à gravidez e ao parto. Ao mesmo tempo em que pretende garantir à criança o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis", descreve.

Esta é a quarta reunião realizada entre os governos municipal, estadual e federal para alinhar as detalhes técnicos previstos no Plano Operativo da Rede Cegonha local. O encontro aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps/SMS), localizado na rua Luís Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo.

Presenças

Da SMS/Aracaju, além da secretária Stella Maris, estavam presentes na reunião a diretora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Menezes; o diretor da Atenção em Saúde, Paulo Sérgio Nunes; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente(Neps), Ângela Leite; a coordenadora do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação(Nucaar), Gleide Selma; o médico-regulador do Nucaar, Marcos Aurélio Nunes; a coordenadora da Rede de Atenção Especializada, Graças Barros; o coordenador da Atenção Primária, Geison Valença; a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Iucema Santana; a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Magda Dorea; a referência técnica da Diretoria de Planejamento, Marise Dantas e a referência técnica do Neps, Lusivânia Borges.

A Secretaria Estadual de Saúde estava representada pelo coordenador estadual da Rede Cegonha, André Baião. Já do Ministério da Saúde, participaram da reunião Natali Pimentel, Aline Costa, Maria do Socorro Oliveira, Graziela Gatto, Sayonara Carvalho, Luiza Acioli e Neide da Silva.