A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na manhã desta quinta-feira, 17, mais uma ação referente à programação da Semana de Mobilização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No Cinemark Jardins, foi exibida uma sessão de cinema especial em que cerca de 200 pessoas entre coordenadores de escolas, promotores, professores e representantes de instituições filantrópicas, assistiram ao filme “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”, que retrata os perigos enfrentados por jovens mulheres brasileiras que ao entrarem no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado.
A programação iniciou com um café da manhã antes da exibição do filme. Em seguida, cada participante vestiu uma camisa com o símbolo da campanha. A ação tem com objetivo mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se prevenir, responsabilizar e denunciar crimes contra as crianças e os adolescentes.
Com cerca de duas horas de duração, o filme, um longa-metragem quatro vezes premiado em festivais de cinema, prendeu a atenção de todos que participaram. Após a sessão, a secretária de Educação, Josevanda Franco, a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional da Infância, Míriam Tereza, e o presidente do Conselho Estadual do Direitos da Criança e do Adolescente, Danival Falcão, mediaram um debate sobre a temática abordada no filme.
A promotora destacou a importância do professor na interrupção do ciclo de abuso sexual. “É necessário que todos nós, sobretudo os professores, lutemos para salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes que estão em fase de desenvolvimento, que os sonhos das crianças não sejam interrompidos por esse caminho da exploração sexual. Precisamos desmistificar a cultura do Brasil da sexualidade”, disse.
Segundo a secretária de Educação, Josevanda Franco, o momento não é de celebração e sim de engajamento de toda a sociedade em uma causa que merece bastante atenção. “O dezoito de maio representa um momento de reflexão na implementação de ações necessárias para que o direito das crianças e dos adolescentes sejam efetivamente garantidos”, ressalta.
Programação
A Semana de Mobilização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será encerrada nesta sexta-feira , 18, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso o e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Às 10h, será realizada a palestra "O Enfrentamento da Violência, do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", ministrada pela Dra. Dalka Chaves de Almeida Ferrari, coordenadora do Serviço de Proteção Social às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Violência, da região Oeste do município de São Paulo.
Às 14h, acontecerá uma grande passeata no Centro da cidade, com concentração na praça da Bandeira, percorrendo a av. Barão de Maruim, Itabaiana, Calçadão da João Pessoa e encerrando na praça Fausto Cardoso. A ação contará com a presença de alunos e professores de oito escolas de Aracaju, além de promotores de Justiça e representantes do Conselho Tutelar e Centros de Referência à Assistência Social.