PSE realiza atividades de prevenção em escola da Zona Norte

Saúde
17/05/2012 18h55
Início > Noticias > 50784

Nesta quinta-feira, 17, o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realizou atividades de prevenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada na Zona Norte da cidade. Entre as atividades foram desenvolvidas palestras sobre nutrição e avaliações odontológicas nas crianças e adolescentes.

Durante todo o dia, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, situado no bairro Industrial, receberam as equipes do PSE que desenvolveram atividades de prevenção e promoção da saúde. Pela manhã, em parceria com os alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o programa promoveu palestra e dinâmicas sobre alimentação saudável. Com as atividades, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre os alimentos mais saudáveis da região.

Já no período da tarde, a garotada participou de avaliação odontológica e teve orientação sobre saúde bucal. Realizado pela cirurgiã-dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, Mirabel Martins e pelos estudantes do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), a ação também envolveu o encaminhamento à USF, caso fosse detectado algum problema bucal no aluno.

“Aqui nós fazemos toda a observação clínica para ver se encontramos algum tipo de problema bucal nas crianças e caso necessite, ela já sai daqui com um encaminhamento médico para a unidade mais próxima de casa. Isso já serve de estímulo para que a criança também fique em dia com o dentista”, ressalta Mirabel Martins.

Para a professora do curso de Odontologia da Unit, Simone Garcez, o PSE contribui também para a formação do estudante universitário na área de saúde, envolvido nessas ações. “Em parceria com a SMS, nós colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula, realizando educação em saúde coletiva. Além disso, os alunos ficam mais sensibilizados para a realidade que vão encontrar depois de formados. A comunidade também ganha com uma melhor prestação dos serviços”, afirma a professora.

Educação em Saúde

O adolescente João Pedro, 14, saiu sorrindo da sala de atendimento após saber que sua boca está saudável. “É bem diferente, dentro da escola saber como anda a saúde dos dentes. Muito bom mesmo, pois em um mesmo dia juntei o útil ao agradável e fiquei sabendo que limpo corretamente minha boca”, diz o aluno.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, o PSE integra as ações da Secretaria de Saúde com a da Educação, promove melhores condições de saúde e leva informações de prevenção para os estudantes das escolas públicas.