As praças sempre tiveram papel de destaque na história das cidades em todo o mundo Ocidental. Na Grécia Antiga, por exemplo, a ágora era um local público, aberto a todos os cidadãos, onde se exercia a democracia direta. Na capital sergipana, as praças também guardam a memória de eventos importantes para a cultura e a política local. Preocupada com a preservação desses equipamentos urbanos, a Prefeitura de Aracaju vem investindo tanto na conservação como na ampliação do número de praças da cidade. Este ano, a administração municipal vai realizar importantes obras nessa área, como a reforma das praças Camerino e Olímpio Campos no centro da capital.
Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está elaborando os editais de licitação das duas obras. A previsão é de que até a próxima sexta-feira, 25, os processos licitatórios das praças Camerino e Olímpio Campos sejam abertos com a publicação do edital.
"Este ano a administração municipal vai realizar um amplo conjunto de obras de urbanização e reurbanização de praças da cidade. São iniciativas que vão garantir à população aracajuana o acesso a espaços para a prática esportiva e o lazer comunitário, além de preservar o patrimônio histórico desses logradouros", destaca o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento.
Patrimônio histórico
O prefeito Edvaldo Nogueira já havia anunciado antecipadamente essas ações quando assinou a ordem de serviço para reforma do Centro Cultural, antigo prédio da Alfândega. O gestor público destacou nessa solenidade que a reforma do prédio estava inserido em um grande projeto de revitalização do centro da capital.
"Apesar de ser uma cidade jovem, Aracaju tem um patrimônio arquitetônico rico e que precisa ser preservado. Nós reconstruímos a praça Fausto Cardoso e irei assinar as ordens de serviço para a reforma das praças Camerino e Olímpio Campos. A meta é manter viva a memória do povo de Aracaju, revitalizando o centro da nossa cidade", ressaltou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Praça Camerino
Por fazer parte do centro histórico da capital, a praça Camerino foi projetada para preservar características da arquitetura original do logradouro. Assim, a paginação do piso será em pedras portuguesas e o mobiliário urbano (como bancos) obedecerá ao padrão adotado em outras praças históricas da cidade, como a Fausto Cardoso. O projeto, assinado pela arquiteta Angélica Rocha, conta ainda com espaço para caminhada com todos os requisitos de acessibilidade, iluminação, paisagismo, espaço para eventos com arquibancada e conservação da área verde com plantio de novas árvores. A praça será a primeira da capital com dois espaços de leitura, estrutura arquitetônica que vai possibilitar a interação entre leitores por meio das caixas de troca de livros.
"O projeto foi elaborado tendo em vista o uso cultural do espaço, onde há uma grande movimentação de estudantes. Além disso, o fator histórico também foi determinante para delimitar as diretrizes do projeto, que vai manter as pedras portuguesas e o mobiliário urbano tradicional. O grande destaque dessa iniciativa é a implantação dos espaços de leitura, uma área para possibilitar o intercâmbio de livros. Após a leitura, o livro é deixado dentro da caixa para que um novo leitor possa utilizá-lo", explica a arquiteta Angélica Rocha.
Manutenção
Além das obras de urbanização e reurbanização de praças da cidade, a Emurb realiza rotineiramente serviços de manutenção e revitalização dos logradouros danificados, depredados ou que foram alvos de vandalismo. Os serviços realizados compreendem, na maioria das vezes, a pintura de bancos, mesas, recuperação de gradil e de alambrados. Neste mês, a empresa já recuperou a praça da comunidade Ponta da Asa, no bairro Lamarão. E esta semana, as equipes do órgão trabalham na recuperação da praça Franklin Roosevelt, no bairro América.
E, dentro dessas ações, o município ainda deverá iniciar nos próximos meses a revitalização das praças Godofredo Diniz, no Centro da cidade, Josino Almeida, no bairro Inácio Barbosa, Neuzice Barreto, no bairro Jabotiana, Praça da Imprensa, 13 de Julho, Praça das Mães, no conjunto Santa Tereza, Avio Seixas Brito, no bairro Luzia, Tancredo Neves, no bairro América, Joaquim Sabino Ribeiro, no conjunto Costa e Silva, Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, dentre outras.