Grupo de teatro da Semed se apresenta em escolas

Educação
18/05/2012 15h12
Início > Noticias > 50802

A partir desta sexta-feira, 18, o grupo de teatro da rede municipal de ensino, ‘Os Desinibidos’, dá inicio a uma temporada de apresentações nas unidades de ensino de Aracaju. A dramatização trata sobre a problemática do abuso sexual contra crianças e adolescentes e faz parte de uma grande mobilização da Secretaria Municipal de Educação que teve inicio na segunda-feira, 14.

A peça tem vinte e cinco minutos de duração e traça um paralelo com o clássico infantil de Charles Perrault, “Chapéuzinho Vermelho”, em que a menina é surpreendida pelo lobo mau na floresta, enquanto vai levar doces para a vovozinha.

Na adaptação, o lobo nunca tem sucesso em suas empreitadas e é motivo de preocupação por se tratar de um personagem que se apresenta cheio de boas intenções, quando na verdade ele quer fazer maldades. “Assim como o lobo mal, o agressor chega às vitimas muito doce e com palavras bonitas. É importante que as crianças estejam atentas a isso e desconfiem sempre”, disse o historiador e arte-educador da Semed, Rivaldino Santos, responsável pelo grupo de teatro.

Encantada com o talento das crianças, a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, acompanhou atenta a apresentação. “Estou muito orgulhosa, um espetáculo fabuloso, numa linguagem simples, mas de muita importância. A partir também deste teatro, estamos dando um alerta sobre o abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes e estimulando uma reflexão na escola, com a participação da comunidade, sobre como proceder para encaminhar os casos às autoridades competentes”, falou entusiasmada a secretária.

A aluna Natália Santos Fonseca, da Emef Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, representa na peça a personagem principal chapeuzinho vermelho. Para a estudante, um desafio prazeroso. “Eu me divirto muito porque a gente dança também em cena. Nos ensaios, eu errava demais, mas o professor me orientou direitinho e hoje eu tenho muitas falas”, disse entusiasmada a aluna.

A apresentação é pontuada por uma trilha sonora feita ao vivo. Com bumbo e instrumentos de percussão, o sonoplasta Edênisson Santos sonoriza a participação de cada personagem. “Não é missão fácil! É preciso estar atento a cada gesto dos atores para executar um som de suspense ou mais agitado”, diz.

Os Desinibidos

Mantido pela Semed, o grupo também visa melhorias para a educação e tem por objetivo assegurar o envolvimento dos estudantes em áreas que envolvam literatura e educação artística. As atividades são realizadas em sete unidades escolares, no turno oposto aos horários de aulas dos alunos.

Segundo Rivaldino Santos, o grupo de teatro foi criado por demandas da escola. "Estamos viabilizando apresentações artísticas em diversas escolas com o grupo de teatro da rede de ensino de Aracaju, ‘Os Desinibidos'. Nossas passagens têm sido muito bem aceitas, inclusive com pedidos dos próprios alunos para iniciar peças em suas escolas. Queremos fazer essa peça, circular. Além de unidades escolares da rede municipal, o espetáculo pretende percorrer outras comunidades e espaços”, concluiu.