Dando continuidade ao projeto de modernização da rede municipal de ensino, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega de mais 525 netbooks para os alunos, do 1º ao 5º, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núbia Marques, localizado no bairro Coroa do Meio, nesta sexta-feira, 18. Com investimento de R$ 4 milhões, em recursos próprios do município, a entrega de computadores faz parte do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), que consiste em um dos projetos centrais do Programa Escola do Futuro (E-Futuro), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju.
Até agora, contabiliza-se que 5.100 discentes já receberam os equipamentos em apenas um mês. O objetivo é que 10 mil alunos do ensino fundamental, compreendidos entre o 1º ao 9º ano, sejam beneficiados com os novos computadores ainda neste semestre. Para o próximo semestre, a previsão é que mais 8.090 computadores sejam distribuídos aos alunos da rede municipal, além da entrega de 1.726 notebooks para os professores.
O ato de entrega reuniu pais, alunos e professores que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do projeto, que vem transformando a perspectiva do ensino público de Aracaju e possibilitando uma equidade estrutural entre as escolas públicas e particulares. Durante seu pronunciamento, Edvaldo Nogueira enfatizou a importância dos computadores que irão propiciar um significativo avanço durante o processo de aprendizagem das crianças.
"Elas ficarão mais dispostos em ir à escola, tendo a oportunidade de aprimorar a lição ensinada pelos professores através de programas educativos e jogos didáticos já inseridos em cada aparelho. Além disso, o professor pode diversificar e levar os alunos a acessarem novas informações na internet, mostrando novas possibilidades de navegar na rede e dando mais utilidade ao tempo despendido pelos alunos no computador", avalia.
A secretária municipal de Educação (Semed), Josevanda Franco, explica que o processo de inclusão tecnológica no meio educacional reflete a nova realidade vivenciada no setor. "Hoje em dia, não podemos priorizar somente o ensino ou a simples transmissão do conhecimento é preciso ligar essa questão com novas potencialidades educacionais. No caso, a inserção de computadores no momento da aprendizagem também é responsável pelo desenvolvimento de outros fatores importantes e inerentes dentro do contexto educacional, como comunicação e interação com outras pessoas", diz.
Desafio
A oportunidade de explorar novas práticas de ensino em sala de aula é vista com expectativa pela equipe de professores da Emef Núbia Marques. Na avaliação da coordenadora da escola, Maria Aparecida dos Santos, o diferencial do projeto é que será possível propiciar uma nova funcionalidade ao modo como os docentes utilizam os computadores.
"Eles poderão enxergar as potencialidades reais do computador para a educação. Ficarão mais antenados em explorar de que forma a tecnologia pode ajudar no conteúdo lecionado em sala de aula. É um grande desafio, em especial para os professores sem familiaridade com a máquina que poderão compreender como de fato a tecnologia pode ser mais do que mero entretenimento", pondera.
Aprovação
A empolgação e expectativa de receber os equipamentos eram visíveis nos rostos dos alunos. Aplausos e gritos de comemoração confirmavam a enorme satisfação dos estudantes que, na oportunidade do evento, entregaram cartas de felicitações ao prefeito. Para Edvaldo, a receptividade dos alunos demonstra que o projeto vem atingindo o seu compromisso fundamental de garantir um ensino de qualidade e ampliar o acesso às novas tecnologias.
Maria Mônica de Araújo, mãe da estudante Carla Vitória, relembra a ansiedade da sua filha ao saber que seria contemplada com um moderno computador. Para a dona de casa, a entrega dos novos netbooks irá suprir a necessidade da sua filha que, muitas vezes, precisava utilizar o aparelho em casa para fazer pesquisas e trabalhos escolares. "Como o aparelho é caro, não posso comprá-lo por enquanto. Mas agora, a minha filha pode utilizar o computador em casa até quando eu posso finalmente juntar dinheiro para comprar um", diz.