Tranquilidade marca aplicação das provas do Projovem

Educação
21/05/2012 10h23
Início > Notícias > Tranquilidade marca aplicação das provas do Projovem

Mais de 200 candidatos fizeram neste domingo, 20, a prova do processo Seletivo Público para contratação Temporária de Educadores e outros profissionais no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles disputam 68 vagas para contratação imediata e composição de lista de excedentes.

Antes do inicio da prova, muitos se concentraram próximo aos portões da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio da Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas, onde foram aplicados os exames.

“Estou confiante que serei aprovada. Acho que estar inserida no Projovem além de qualificar o aluno é uma oportunidade de experiência na educação”, comenta Adriana Prado Silva, que disputa uma das vagas.

Assim que os portões foram fechados pontualmente às 10h, os candidatos tiveram três horas para responderem questões de língua portuguesa e conhecimentos gerais.

“A contratação de todos os profissionais que atuarão no programa dar-se-á por meio de contrato temporário, nos termos da lei municipal 3.747 de 9 de novembro de 2009. A gente tem feito um trabalho exaustivo e com muita seriedade para que tudo ocorra dentro da lei. Essa é uma grande oportunidade não só de renda para o educador, mas, principalmente, porque o professor acaba tento relação direta com esses alunos que estavam fora da sala de aula”, diz Junior Trindade, coordenador do Projovem na rede municipal.

As vagas são para as áreas de Educador de Ensino de Participação Cidadã, Educador de Ensino Fundamental (Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Humanas, Ciências Naturais), Educador de Qualificação Profissional (Telemática, Turismo e Hospitalidade e Alimentação), Educador do Acompanhamento do Acolhimento de Crianças e Tradutor e Intérprete de Libras.

A remuneração varia de R$ 1.850,00 (mil oitocentos e cinquenta reais) a R$ 670,00 (seiscentos e setenta reais). O programa terá duração de até 18 meses, podendo o contrato de trabalho ser rescindido unilateralmente a qualquer momento, caso ocorra redução de alunos.

Programa

O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. Além da conclusão do Ensino Fundamental, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã, é concedido um benefício mensal para os alunos que cumprem todos os requisitos de frequência, com o mínimo de 75% de comparecimento e desempenho na elaboração de trabalhos.