Termina hoje o prazo de inscrições para quem deseja participar da sexta edição das Olimpíadas Ambientais. A iniciativa tem como objetivo estimular os estudantes a refletir de maneira crítica e criativa sobre atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.
Com o tema "Sergipe na Rio+20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável", o evento é promovido pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e a Secretaria Municipal de Educação é um dos organismos apoiadores.
Para efetuar a inscrição, basta o professor e a instituição de ensino preencherem a ficha disponível no site: www.olimpiadaambiental.se.gov.br registrando os nomes de todos os alunos e educadores envolvidos.
De acordo com a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes Silva, a Olimpíada estimula uma consciência crítica sobre as temáticas ambientais. “Este é mais um momento de reflexão sobre a importância de preservação de defesa do Meio Ambiente. É uma tradição na Semed desenvolvermos tanto em sala de aula, quanto fora do ambiente escolar um trabalho voltado para o despertar dessa consciência ecológica”, comentou.
Premiação
Este ano, as premiações acontecerão em duas fases: Na primeira, haverá a entrega da medalha da Olimpíada para os trabalhos que se destacarem em cada segmento das modalidades:
- Arte: pintura, escultura, colagem, cartaz, maquete, vídeo-documentário e quadrinhos;
- Produção de Texto: redação, poema, poesia, crônica, cartilha e literatura de cordel.
Na segunda etapa, os trabalhos classificatórios em 1º lugar em cada modalidade/categoria receberão o troféu, além do prêmio de R$ 500,00 em caderneta de poupança. Na modalidade projeto, categoria professor, o valor do prêmio será de R$ 1.000,00. Já os 2º e 3º lugares receberão o troféu Meio Ambiente.
Histórico
No ano de 2011, a Olimpíada bateu o recorde de inscritos. O site da Olimpíada registrou 4.231 estudantes inscritos, um acréscimo de 42% com relação ao ano anterior, que obteve a inscrição de 2.977 alunos. O número de instituições de ensino também foi superior aos dos últimos quatro anos, com 285 escolas inscritas entre a capital e o interior do Estado.