Reunião traça os primeiros preparativos para o desfile cívico

Educação
22/05/2012 16h55

A comissão organizadora do maior evento cívico realizado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta terça-feira, 22, no auditório do Cemarh, um encontro com coordenadores escolares para discutir o planejamento do Desfile Cívico Estudantil. O evento, realizado tradicionalmente no bairro Siqueira Campos, será realizado no dia 26 de agosto.

Na reunião, os participantes conheceram o tema escolhido para o desfile cívico deste ano que será ‘A Mulher na construção do mundo’ e foram sensibilizados quanto ao gerenciamento das atividades que antecedem o grande evento.

A secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, citou a importância para que as atividades assumam papel de relevância no projeto pedagógico das escolas e da própria Secretaria. “O sentimento de nacionalidade nosso tem um aspecto fundamental porque muito desses valores do universo cívico vem se perdendo ao longo do tempo. Não podemos deixar que os estudantes se distanciem desses valores. A escola é um grande viés condutor desse trabalho”, ressaltou Josevanda.

Durante o encontro, foi discutida a atuação dos instrutores de bandas marciais e a participação dos coordenadores escolares na preparação e no desempenho das equipes. De acordo com a representante da comissão, Denise Carvalho, a atuação direta dos coordenadores escolares são imprescindíveis para que não haja imprevistos na organização do evento. “Esperamos uma adesão maior das escolas. No ano passado o desfile foi suspenso por conta da greve dos professores. Não podíamos colocar as escolas na avenida sem a qualidade que é marca deste tradicional desfile. Essa qualidade estava comprometida em razão da paralisação. Esse ano vamos fazer uma grande festa”, enfatizou Denise.

Para o professor Mauro César Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Maria Thétis Nunes, no bairro América, o desfile cívico-estudantil desperta o interesse dos alunos pelo exercício do patriotismo. "É importante que a gente se reúna com antecedência, até pela proporção que é o evento. A partir de agora, vamos conversar com a equipe diretiva para iniciarmos a mobilização junto à comunidade escolar”, disse o professor.

O desfile da rede municipal de ensino é consagrado como uma das mais belas manifestações de civismo realizadas na capital sergipana. Unidades particulares de ensino também se apresentam no desfile, que, mediante esforços dos técnicos da Semed e dos membros das comunidades escolares, transforma-se numa aula pública prestigiada pela sociedade.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal são alguns dos parceiros da Semed na realização do desfile.

Festejos juninos

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação solicitou aos coordenadores das unidades de ensino que encaminhem o cronograma de projetos pedagógicos envolvendo os festejos juninos. “O São João é a nossa grande festa popular e ele precisa ser alimentado como forma de promover o resgate das gerações anteriores. A cultura é o grande viés de construção dessa relação histórica entre o passado e o presente para projetar o futuro. Daí a importância desse evento para a Semed ”, concluiu a Secretária de Educação, Josevanda Franco.