Dos 16 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançados pela Prefeitura de Aracaju no final de 2011, quando o município aderiu ao programa - linha de ação do Plano Brasil sem Miséria - cinco estão sendo encerrados neste mês de maio. São os cursos de instalador predial de instalação a gás (duas turmas), auxiliar administrativo (duas turmas), porteiro e vigia, vendedor e auxiliar de limpeza.
Iniciado em março deste ano, os cursos em fase de encerramento têm carga horária de 160 horas e foram realizados nas instalações do Senai e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Augusto Franco, Veneza, Lamarão e Soledade, segundo informou a coordenadora de Projetos e Programas Complementares da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Telma Vieira.
Com estes cursos, foram capacitadas para o mercado de trabalho 135 pessoas, todas usuárias do Cadastro Único (CadÚnico). "O objetivo da Prefeitura de Aracaju é o de oferecer oportunidades para que as pessoas das camadas populares melhorarem de vida, para que elas possam, através da qualificação profissional e do emprego, alcançar a sua autonomia e cidadania", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
Esse esforço do município de Aracaju de promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários do CadÚnico é desenvolvido de forma articulada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat).
Pronatec
O município de Aracaju deu início ao Pronatec em março deste ano, com o início das aulas. Foram disponibilizados 16 cursos nas áreas automotiva, gestão, gestão de negócios, petróleo e gás, serviços e construção civil. Estão matriculados 368 alunos.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prevê o atendimento prioritário aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, alinhando-se ao esforço de superação da extrema pobreza do Plano Brasil em Miséria. O Pronatec também define como públicos prioritários os estudantes de ensino médio público e os trabalhadores. O Pronatec é uma ação de formação profissional, que tem o compromisso de capacitar um milhão e cem mil pessoas até o final de 2014.