Secretária participa de ações de combate ao trabalho infantil

Educação
24/05/2012 14h50

Durante esta semana, Aracaju está recebendo a Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil. A mobilização acontece nas nove capitais nordestinas e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade do enfrentamento do problema e fortalecer as ações de prevenção e eliminação do trabalho infantil na região. 

Na última terça-feira, 22, como parte da programação, foi realizada na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para discutir a situação do trabalho infantil em Sergipe. A ação contou com a presença de representantes da Caravana, da Delegacia Regional do Trabalho, Vereadores e da secretária municipal de Educação, Josevanda Franco.

Na oportunidade, foram debatidas as consequências negativas para as crianças no desempenho de atividades. A evasão escolar, problemas de saúde, exposição às situações degradantes são alguns dos problemas enfrentados por milhares de crianças em todo o país.

“O trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos e tem como consequência o fracasso escolar, priva a criança de seu direito à educação, ao convívio familiar e ao lazer”, diz a secretária de Educação, Josevanda Franco.

O encerramento da caravana será no dia 12 de junho, às 15h, quando se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. No evento, será realizado um ato público com concentração na praça General Valadão, com panfletagem no calçadão da João Pessoa até a praça Fausto Cardoso. Às 17h, a Caravana se encerrará com o show da Banda Cataluzes.

Caravana

A Caravana é uma iniciativa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil e Fundação Telefônica e desde abril percorre a região para chamar a atenção da sociedade para necessidade de enfrentamento do problema.