Alunos do curso de cabeleireiro recebem certificados

Formação para o Trabalho
24/05/2012 16h42
Início > Notícias > Alunos do curso de cabeleireiro recebem certificados

Mais da metade dos alunos do curso de cabeleireiro ingressou no mercado de trabalho ou montou o seu próprio negócio. Esta foi à constatação na entrega dos certificados que aconteceu nesta tarde, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, unidade/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Além das aulas práticas realizadas na unidade, os 25 alunos também se capacitaram atendendo pessoas de várias comunidades, por meio de mutirões de beleza e bem-estar e na aula da saudade. Outro fato verificado foi quanto a casos de alunos que deixaram uma profissão para se tornar cabeleireiro.

O percentual de profissionais que entrou para o mercado de trabalho ou iniciou um pequeno negócio não é novidade quando da realização do curso de cabeleireiro, diante da prática aplicada pela cabeleireira e instrutora Maria José da Cruz. "A minha missão é repassar os meus conhecimentos e incentivar os meus alunos a levarem adiante os seus sonhos", informou, acrescentando que a profissão é uma atividade que deve ser desenvolvida com amor. "Tudo o que fazemos com amor é bem feito e os resultados são sempre os melhores", conta.

Na entrega dos certificados, todos transpareceram a emoção. Alguns porque adquiriram novos conhecimentos que serão aplicados na profissão e, sobretudo, a saudade que o encontro diário deixará. "Nos transformamos numa grande família. Aqui, aprendemos, nos confraternizamos, sofremos juntos com o problema do outro e sorrimos diante de várias situações", explica Maria José.

Empregabilidade

A estudante do curso de odontologia Luciana Silva da Silveira, 26 anos, não teve dúvidas. Após frequentar algumas aulas do curso, resolveu abandonar o curso de odontologia para se tornar uma cabeleireira e investiu no seu sonho.

"Eu descobri o que realmente desejava na minha vida, ser cabeleireira e ter o meu próprio negócio. A profissão é fascinante e descobri isso principalmente quando participei dos mutirões de beleza realizados pela Fundat", conta Luciana da Silveira, destacando ainda que por meio dos mutirões teve o contato com pessoas de perfis diferentes, pessoas humildes, outras com um nível de vida mais elevado, crianças e idosos. "Foi uma experiência inesquecível que me acrescentou não só conhecimentos técnicos, mas a valorização do ser humano", destaca.

Mas, para Luciana, não bastou apenas o conhecimento. Elizangela Costa Pinheiro, tia de Luciana, também frequentou o curso. Juntas, resolveram montar um salão de beleza no Conjunto Augusto Franco. "Também resolvi mudar de profissão. Era operadora de vídeo-monitoramento. A opção que fiz está valendo à pena. Realmente fiquei encantada com o curso e o incentivo da professora Maria José.

Aula da saudade

Várias surpresas aconteceram na aula da saudade. Os alunos se prontificaram a atender pessoas da comunidade do Jardim Esperança e adjacências nos períodos da manhã e tarde. Todos participaram do almoço de confraternização em clima de muita alegria e descontração.

O instrutor esportivo Valdir Batista dos Santos, aproveitou o atendimento das alunas do curso de cabeleireiro para cortar o cabelo e alinhar a barba. "Realmente, se esta é a aula da saudade, ficará na lembrança também para mim. O atendimento foi vip. Não existe diferença entre este espaço e um salão com luxo. Encontrei aqui profissionais dedicados a profissão", relata.

Os alunos tiveram a visita da ex-aluna da professora Maria José, Vera Santos de Andrade, um exemplo de superação e força de vontade. Vera frequentou o curso há cerca de um ano, montou um salão, na rua Nestor Sampaio, 598, no bairro Luzia. Iniciou timidamente o negócio e hoje, além de manter uma clientela fidedigna, ampliou o seu salão e se tornou revendedora de uma linha de produtos profissionais.

Atualmente, Vera de Andrade é parceira da professora. "Tive uma grande oportunidade em minha vida que foi conhecer Maria José", relata, destacando que sempre que é solicitada, comparece aos cursos para orientar os alunos quanto da utilização da linha profissional, ofertando brindes e os incentivando a "querer e desejar", dentro do pensamento que tudo é possível.

Também esteve presente a aula da saudade, a revendedora Cleo de Souza. A profissional fez algumas demonstrações de como utilizar os produtos da linha de tratamento que comercializa, desde as progressivas até a linha de manutenção. "Não importa onde vocês estejam. Em muitos casos, o bom profissional está num pequeno salão. Valorize o seu serviço que os resultados virão", aconselha.