Coordenadoria debate participação da juventude no estado

Governo
24/05/2012 16h20

Nesta terça-feira, dia 22, a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) de Aracaju participou de uma série de eventos que visam incentivar a participação dos jovens nas decisões do país. Com a participação da Secretaria Nacional da Juventude, das coordenadorias da Juventude do Estado e de representantes do movimento estudantil.

O primeiro evento foi um café da manhã que reuniu representantes das sete coordenadorias municipais e a estadual da Juventude de Sergipe. “Ao todo foram cerca de 60 pessoas entre lideranças e gestores da juventude. O encontro foi para debater as formas e ações das coordenadorias da juventude. Muitos estão pela primeira vez numa instituição pública e não conhecem ainda as burocracias do trabalho”, comenta o coordenador municipal da Juventude de Aracaju, Antonino Cardozo.

As discussões seguiram à noite no auditório da Faculdade Estácio – Fase. Durante o Seminário, Ângela Guimarães, secretária-adjunta da Secretaria Nacional da Juventude,  falou sobre a participação dos jovens na Conferência Rio+20. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho e é conhecida como Rio+20 por comemorar os 20 anos da Rio92. A secretária contou como será a conferencia e qual a participação dos jovens nesse processo.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) também participou do seminário, incluindo o evento no roteiro da Caravana ‘Brasil +10’. O presidente da UNE e estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel lliescu, explicou o projeto da Caravana que reivindica a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país na educação.