Casa Lar dá cidadania e qualidade de vida a idosos

Família e Assistência Social
25/05/2012 11h15
Início > Notícias > Casa Lar dá cidadania e qualidade de vida a idosos

A Casa Lar de Idosos Naldi Barbosa Barreto está em pleno funcionamento, oferecendo qualidade de vida para os seus moradores. Mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju e administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, (Semasc), a unidade acolhe idosos em situação de violação de direitos, ou seja, que foram abandonados ou negligenciados por suas famílias e ainda aqueles que não têm condições de voltar ao convívio familiar.

Com a implantação da Casa Lar, a Prefeitura de Aracaju amplia os serviços da Assistência Social de alta complexidade e mais importante, ampara e dá cidadania e dignidade às pessoas da terceira idade que estão em situação de risco social. A Casa Lar conta com uma equipe de oito educadores sociais, técnicos de referência (assistente social e psicólogo) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza, coordenador e quatro funcionários de apoio.

O dia-a-dia dos moradores da Casa Lar contempla trabalhos manuais, ações culturais, recreação, lazer, passeios externos e atividades físicas, que começarão a ser desenvolvidas assim que a Semasc firme parceria com universidades, segundo informou a coordenadora da unidade de acolhimento, Ana Michelle de Oliveira Gonçalves.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, a Casa Lar é a expressão do respeito que o município de Aracaju dedica aos seus idosos. "A assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social é uma prioridade do prefeito Edvaldo Nogueira, principalmente quando se trata de idosos. Fundar uma unidade de acolhimento específico para as pessoas da terceira idade que sofrem abandono, negligência ou maus tratos é um benefício de alta relevância social que esta gestão tem a satisfação de entregar à cidade", salientou o secretário.