PSE atua em escola na zona norte de Aracaju

Saúde
25/05/2012 14h09
Início > Noticias > 50885

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma atividade de educação em saúde nas escolas da capital. Nesta quinta-feira, 24, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), promoveu palestra sobre Saúde Bucal na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Sérgio Francisco, no bairro Lamarão, Zona Norte de Aracaju.

O alvo da tarde de ontem foram os estudantes do segundo e quarto ano do ensino fundamental. Eles participaram de jogos educativos, palestra e foram orientados a escovar os dentes corretamente. As técnicas de escovação foram repassadas pelos universitários do 7º período do curso de Odontologia da Unit. A professora do curso, Cristiane da Costa explica que essa atividade coloca em prática o eixo educação em saúde, tanto para os alunos da Unit quanto para os da Emef.

“Para os nossos alunos da graduação, o PSE traz oportunidade de aprendizado na prática da disciplina Saúde Coletiva e para as crianças e adolescentes, o programa sensibiliza para os cuidados com a saúde”, diz a professora.

Cristiane da Costa informa que para descontrair a garotada, antes de começar as atividades em Saúde Bucal, psicólogos conversaram com os alunos de sala em sala. “Só depois, iniciamos as atividades relativas ao tema”, comenta a professora.

A coordenadora da Escola Municipal, Fabiana Araújo, ressalta que na escola, o PSE já vem sensibilizando os alunos quanto à importância de ir à consulta do dentista. “Com a visita desses alunos de Odontologia, nossos estudantes conseguem perder o medo do dentista e conhecem um pouco mais sobre a saúde da boca. OPSE já tem mostrado seus frutos. Muitos alunos afirmam que estão indo mais regularmente ao dentista, que utilizam fio dental e que escovam os dentes regularmente”, diz.

Para a secretária Stella Maris Moreira, em Aracaju, a experiência com o PSE promove a intersetorialidade entre a Saúde e a Educação de Aracaju, com o objetivo de aproximar os estudantes e professores das escolas municipais às Unidades de Saúde da Família. “Um trabalho focado na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na divulgação dos serviços da Saúde pública”, destaca.