Investir na qualidade da educação é uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju. Diversas ações e projetos são desenvolvidos diariamente para proporcionar aos alunos um ensino mais atrativo, dinâmico e interativo. São ações que contemplam desde a qualificação de professores, a reforma e ampliação das unidades escolares e, sobretudo, atividades voltadas para o crescimento profissional e pessoal dos estudantes, o que vem atraindo cada vez mais o interesse dos alunos.
Dados recém-divulgados pelo Ministério da Educação junto às 153 mil escolas de educação básica do País quebram um mito: o de que pagar uma mensalidade é garantia de acesso a melhor infraestrutura escolar. Os dados do Censo Escolar 2011 mostram que a rede privada, proporcionalmente, está menos equipada com laboratórios de informática e internet, possui tão poucas quadras de esporte quanto à rede municipal e oferece o mesmo tanto de bibliotecas e laboratórios de ciências da rede estadual.
Nas unidades de ensino da capital, o exemplo dessa revolução na educação é o programa inovador um computador por aluno, que utiliza a informatização como ferramenta pedagógica e que promove a modernização da educação municipal por meio da tecnologia e inclusão digital.
Aliadas ao uso do laptop estão sendo utilizadas também nas escolas da rede municipal lousas digitais. O equipamento tem como objetivo melhorar, dinamizar o ensino e explorar novas práticas pedagógicas, revolucionando a concepção de educação.
Segundo a secretária de Educação, Josevanda Franco, a educação pública em Aracaju vive uma fase de reestruturação. “A utilização desses recursos pedagógicos estão modificando e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. É uma fase de transformação, de adequação as novas realidades educacionais. Estamos utilizando a tecnologia em prol da educação, da melhoria da qualidade de ensino na rede municipal”, destaca.
Tamanhas transformações implantadas na atual gestão têm trazido resultados cada vez mais positivos para educação municipal. Aracaju se destaca por ser a primeira capital do Brasil a distribuir computadores a todos os alunos do 1º ao 9º ano e a todos os professores da rede.
Essa série de melhorias dinamiza o ensino, além de criar um ambiente mais interessante e atrativo para os alunos. Para a aluna Hellen Gemima, 11, estudante do 5º ano na Escola Municipal José Carlos Teixeira, a utilização do netbook será mais um incentivo para estudar. "Agora a gente vai melhorar ainda mais os nossos estudos e vamos poder pesquisar de um jeito mais divertido", observou.
Opinião compartilhada com Maria Mônica de Araújo, mãe da estudante Carla Vitória. Segundo a dona de casa, a entrega dos novos netebooks irá suprir a necessidade da sua filha que, muitas vezes, precisava utilizar o aparelho em casa para fazer pesquisas e trabalhos escolares. "Como o aparelho é caro, não posso comprá-lo por enquanto. Mas agora, a minha filha pode utilizar o computador em casa, o que vai auxiliar bastante os estudos dela”, diz.
Implantação
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação, 10 mil netbooks serão entregues até o fim do primeiro semestre e outros 8.090 até o final de 2012, contemplando 100% dos alunos do ensino fundamental, fato inédito na história do país.