Alunos da Emef Oviêdo Teixeira recebem computadores

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2012 19h33

 Utilizar a tecnologia da informação para modernizar o ensino público e atrair ainda mais o interesse das crianças e jovens pelos estudos. Estes são alguns dos objetivos do programa Um Computador Por aluno (UCA), implementado em 2010 pela prefeitura de Aracaju e que até o final do ano irá entregar um netbook a todos os alunos do ensino fundamental nas escolas públicas do município.

Na tarde desta sexta-feira, 25, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realizou mais uma entrega de computadores. Desta vez, foram contemplados os 1.120 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, cujo prédio foi entregue à comunidade no último dia 23 de março totalmente reformado.

A escola é considerada a mais bonita e moderna da cidade de Aracaju. Suas salas de aulas são equipadas com lousas digitais e, a partir de hoje, todos os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e seus professores contarão com a ferramenta tecnológica que facilita o processo de ensino aprendizagem inserindo, definitivamente, seus alunos na era das novas tecnologias.  

Sem esconder a satisfação em entregar mais uma leva de netbooks aos estudantes das escolas públicas, o prefeito da capital destacou que a educação é a prioridade da atual administração. "Investir na educação é investir no futuro das crianças de famílias humildes que, a partir de agora, poderão concorrer em pé de igualdade com os que estudam nas instituições privadas", disse Edvaldo, observando que  educação do município nunca tinha passado por um avanço tão significativo.

Etapas

Na primeira etapa de implantação do projeto, serão entregues 10 mil netbooks a alunos de 17 escolas de Aracaju. Os alunos da EMEF Oviêdo Teixeira são os penúltimos a receber os computadores neste semestre. Até o final do ano, serão entregues 18.090 computadores, abrangendo 100% dos alunos do ensino fundamental, fato inédito na hitória da educação no Brasil.

Pedindo aos alunos que cuidem na ferramenta e que se dediquem cada vez mais aos estudos, Edvaldo enfatizou que o município de Aracaju age de forma pioneira e integra a tecnologia da informação digitalizada ao processo pedagógico das escola com o objetivo de oferecer um futuro melhor para seus alunos. "Quem sabe, daqui há alguns anos, um de vocês será o governador de Sergipe,  o prefeito de Aracaju, o presidente da república?", enfatizou.

A jovem Rafaela Caroline tem apenas 12 anos e já é uma pequena cidadã que está acompanhando atentamente as mudanças promovidas na educação municipal. Ela, que é estudante do 6º ano, foi uma das primeiras alunas a receber o computador das mãos do prefeito e não escondeu a satisfação de ter o sonho realizado. "Nem tenho palavras, estou muito feliz, tanto pela reforma da escola, como por ganhar meu computador.

E-futuro

Com investimento de R$ 4,5 milhões, em recursos próprios do município, a entrega de computadores é um dos projetos centrais do Programa Escola do Futuro (E-Futuro), que também contempla a aquisição de 200 computadores e 104 impressoras para as escolas; 160 telas digitais para uso em sala de aula e 1.726 notebooks para os professores.