Uma pesquisa envolvendo 1.005 usuários do Programa Academia da Cidade da Prefeitura Municipal de Aracaju foi apresentada durante evento internacional em Florianópolis (SC) entre os dias 17 e 19 de maio. O estudo demonstrou alguns dos resultados positivos atingidos pelo Programa que foi implantado desde o ano de 2004. Em Aracaju, hoje são 8.000 seguidores inscritos em 17 Pólos de Atividades Físicas espalhados, nos diferentes bairros das Zonas Norte e Sul.
A apresentação dos resultados aconteceu no II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física.
“Dos usuários consultados pela pesquisa, 68% revelaram que realizam caminhadas monitoradas, por pelo menos cinco dias na semana com duração mínima de 60 minutos. Mostramos que com esse exercício contínuo, o nível de atividade física desses usuários vem aumentando e, consequentemente, reduzindo os níveis de sedentarismo, sobrepeso e obesidade dos mesmos”, explica coordenador técnico da Academia da Cidade, Magno Carvalho.
Avanços
Conforme a pesquisa, as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Academia da Cidade têm estimulado indivíduos de todas as classes sociais para maiores cuidados com a saúde. As pessoas entrevistadas demonstraram que sabem que precisam sair do sedentarismo e melhorar o próprio estilo de vida, independente do nível de escolaridade e renda. “Por ser gratuito e estar em diversos espaços públicos, o Programa facilita o acesso à prática de atividades físicas. Isso é fundamental para que a estratégia de promoção à saúde chegue até a comunidade e tenha reflexos positivos na vida de cada usuário”, revela o coordenador técnico.
O Programa Academia da Cidade é reconhecido nacionalmente e é modelo para o Academia da Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Para a coordenadora de Promoção à Saúde da SMS, Karla Viviane, ao longo dos oito anos, desde a implantação, o Programa vem dando um novo sentido aos espaços públicos, atraindo a população para o uso e conservação dos parques, praças e ciclovias, levando prevenção à população aracajuana.
Ela destaca que fazendo uma comparação com a realidade vivida há quatro anos, é possível perceber que os investimentos feitos estão gerando não só frutos na capital, mas servindo de exemplo também a outros municípios brasileiros, diminuindo consideravelmente os níveis de sobrepeso e obesidade. “A iniciativa desperta o interesse dos pesquisadores e é campo de estudo para diversos profissionais que desejam implementar algo semelhante em seu território de atuação”, acrescenta Karla Viviane.
Identidade profissional
Além da atuação junto à população com a oferta gratuita de atividades como caminhada monitorada, alongamentos, ginástica, aeróbica, dança e ioga, a Academia da Cidade contribui para construção da identidade do profissional em Educação Física. Hoje, são 22 profissionais com formação superior atuando como educador físico e 36 estagiários, estudantes de instituições públicas e particulares que vivenciam aspectos da prática profissional ainda cursando a universidade.