Mutirão para Consultas em Oftalmologia atende 130 usuários

Saúde
28/05/2012 18h34
Início > Noticias > 50902

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju e os especialistas da Sociedade Sergipana de Oftalmologia atenderam neste sábado, 26, cerca de 130 pessoas no 3º Mutirão para Consultas em Oftalmologia. Das 7h às 13h, as consultas e os exames aconteceram no Centro de Especialidades Médicas, Cemar Augusto Franco. Ao todo, cerca de 20 oftalmologistas se revezaram para atender os usuários pré-agendados nas 13 Unidades de Saúde da Família (USFs) do 2º Polo de Saúde de Aracaju. Da novidade deste ano, o mutirão contou com a participação da Ótica Diniz, que disponibilizou gratuitamente 250 armações de óculos.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira informa que os mutirões para consultas e exames em oftalmologia fazem parte do bloco de mutirões que a Prefeitura de Aracaju vem realizando desde 2011. "Com a parceria da Sociedade Sergipana de Oftalmologia estamos regularizando o fluxo de demanda dessa especialidade, com atendimento coletivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju", disse.

O presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologistas, Bruno Campelo destaca a importância dos exames para identificar e tratar distúrbios na visão. O médico ainda faz um alerta quanto à qualidade desse procedimento ofertados aleatoriamente, em algumas óticas na capital. "Nesses locais, as pessoas devem se certificar se o exame é realizado por um médico-especialista em oftalmologia, evitando consultas médicas dentro de óticas que configurem o casamento da consulta aos óculos", diz.

Convidados pela Sociedade de Oftalmologistas, os universitários da Liga Acadêmica de Oftalmologia de Sergipe participaram do mutirão. Eles deram suporte aos médicos, dentro dos consultórios e na recepção do Cemar.

Exames e depoimentos

Do fluxo de atendimento em oftalmologia, os 20 médicos especialistas se revezaram no mutirão. Eles realizaram entrevistas e procedimentos, como o exame biomicroscópio, que faz diagnóstico de catarata; exame de refração, que mede a gravidade de distúrbio da visão, para prescrição de lentes corretivas; exame do fundo do olho, que identifica alteração na retina, provocada por doenças como diabetes e hipertensão; exame pterígio, que identifica doenças de retina, como glaucoma. Depois dos exames, os usuários tiveram acesso à doação de armação de óculos. Para os casos necessários, no mesmo dia, o Cemar agendou as indicações de cirurgias e exames complementares.

Dona Isabel dos Santos acompanhou o senhor Antônio Filho nos exames e juntos escolheram do mostruário da Ótica Diniz um dos modelos dos óculos ofertados. Antônio Filho parabenizou a iniciativa do mutirão. "Eu fiz a cirurgia de catarata, mas estava sem enxergar direito. Aqui, os médicos mudaram o grau das lentes", conta satisfeito com o atendimento.

Entre a maioria de adultos, três meninas irmãs foram acompanhadas da avó, Rosilda Prado e da tia, a professora Carla Roberta. Em um dos exames, as garotas foram atendidas pela médica Naiana Franco. "Cada uma delas apresentam alguma dificuldade na visão. Aproveitamos esse momento para verificar melhor. Uma delas tem um pequeno desvio no olho esquerdo. Como eu, desde criança, tenho um desvio no mesmo lado do olho. Estamos aqui para fazer logo a prevenção", conta. A avó Rosilda destacou a organização do mutirão. "Saímos daqui satisfeitas com o atendimento, foi tudo muito organizado e atendeu às nossas necessidades", afirma.

Terceira edição

Nesta terceira edição, segundo informações da gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Aragão, o Mutirão de Oftalmologia atendeu usuários cadastrados em 13 unidades, via online pelo Sistema de Regulação (Sisreg): USF Hugo Gurgel, USF Ministro Costa Cavalcante, USF Ávila Nabuco, USF Dona Sinhazinha, USF Max de Carvalho, USF Costa Pinto, USF Joaldo Barbosa, USF Irmã Caridade, USF Madre Tereza de Calcutá, USF Manoel de Souza, USF Fernando Sampaio, USF Edézio Vieira de Melo e USF Adel Nunes.

Em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Sociedade Sergipana de Oftalmologia realizaram dois Mutirões de Oftalmologia, nos meses de agosto e setembro. Na primeira edição, a SMS realizou 250 consultas. Na segunda realizou 200 exames de mapeamento de retina. Ao todo, estão previstos quatro mutirões, para atender cerca de 700 usuários. O primeiro mutirão atendeu usuários pré-agendados das unidades de Saúde localizadas no 1ª Polo de Saúde de Aracaju: USF Antônio Alves, USF Augusto César Leite, USF Augusto Franco, USF João Bezerra, USF Nicéu Dantas, USF Santa Terezinha, USF Oswaldo Leite, USF Elizabete Pitta, USF Celso Daniel, USF Geraldo Magela e USF Humberto Mourão.