PMA investe em novas tecnologias educacionais

Educação
28/05/2012 11h59
Início > Noticias > 50903

A Prefeitura de Aracaju está revolucionando a concepção educacional. Por meio do Programa inovador Um Computador por Aluno (Prouca), que utiliza a informatização como ferramenta pedagógica, milhares de estudantes estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vivenciar uma nova realidade.

Implementado no município desde 2011, o programa visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade, por meio da distribuição de computadores portáteis para todos os alunos e professores da rede pública de ensino.

Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. Os notebooks possuem ainda, 512 megabytes de memória, bateria com duração de até três horas, configuração exclusiva e tela de cristal líquido.

O equipamento de fácil utilização permite aos alunos realizarem as atividades escolares de maneira mais prática e moderna. Pesando pouco mais de um quilo, o que facilita o manuseio, os computadores possuem jogos, como xadrez e palavras cruzadas, gravador de som, calculadora, editor de imagens, entre outros recursos que auxiliam os alunos no processo de descoberta da aprendizagem e aquisição de conhecimento.

Além disso, até o final deste ano, a Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar  a todas unidades de ensino o sistema Wi fi de conexão. Com isso, os alunos poderão acessar os conteúdos educacionais, por meio da internet sem fio. 

Segurança

Cada computador apresenta um selo, com o registro da numeração do patrimônio da Prefeitura Municipal de Aracaju. O acesso só é permitido por meio de uma senha cadastrada no servidor da máquina.

Cronograma

De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação, 10 mil netbooks serão entregues até o fim do primeiro semestre e outros 8.090 até o final de 2012, contemplando 100% dos alunos do ensino fundamental, fato inédito na história do país.