Para fortalecer o contato com a comunidade e transmitir mensagens de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu na tarde desta segunda-feira, 28, os moradores do bairro Lamarão, para instruir sobre as práticas de higiene nos alimentos. A atividade educativa conta com a parceria da Vigilância Sanitária da SMS, do Conselho Local de Saúde e da Universidade Federal do Estado de Sergipe (UFS).
“Nós estruturamos um planejamento de visitas e atividades para ir a todos os 43 Conselhos Locais de Saúde (CLS) e assim aproximar a Vigilância Sanitária ao cidadão. Aproveitamos a oportunidade para que o cidadão conheça o nosso trabalho, a partir de atividades como essa que abordamos dicas práticas e caseiras no manuseio dos alimentos”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica Ribeiro Costa.
O presidente do CLS, José da Cruz, diz que a parceria com a vigilância Sanitária fortalece as ações do CLS na comunidade. “É de suma importância que a gente se una para levar qualidade de vida aos moradores do bairro”, diz o presidente.
Boas práticas alimentares
Durante o encontro foram entregues folhetos educativos sobre os principais cuidados para se evitar doenças por bactérias. A nutricionista da SMS, Valtércia dos Santos, falou sobre os principais cuidados na manipulação dos alimentos.
“A melhor maneira de fazer a limpeza das frutas e verduras é colocá-las numa solução de uma colher de sopa de água sanitária, para um litro de água”, explica.
Outras informações simples apresentadas foram dicas para de como lavar as mãos corretamente e a limpeza de mamadeiras, para evitar doenças.
A aposentada Diva Maria Rosa, 79, disse que a iniciativa vai privilegiar o cidadão que busca melhorar as condições de saúde em casa e na comunidade. “Foi muito produtivo conversar sobre o assunto. Espero que mais setores da Secretaria de Saúde realizem essa aproximação”, afirma à aposentada.
Para a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, a iniciativa da Vigilância Sanitária potencializa as ações e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). “As atividades de prevenção e educação em Saúde têm aproximado a comunidade ao SUS e o que contribui para levar à informação dos nossos serviços diretos na comunidade”, diz a secretária.