Parque da Sementeira recebe investimentos

Serviços Urbanos
30/05/2012 11h44
Início > Notícias > Parque da Sementeira recebe investimentos

Constantemente o Parque da Sementeira apresenta alguma novidade para os frequentadores. A manutenção do local é realizada diariamente, com a execução de diversos serviços, como capinação, roçagem e varrição. Os equipamentos físicos, a exemplo do parque infantil e quiosques, também são vistoriados com periodicidade para garantir a tranquilidade daqueles que visitam e aproveitam o espaço pensando na própria conveniência. O Parque é mantido pela Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

No Parque é possível encontrar fragmentos do espaço urbano e natural, como as espécies arbóreas que formam o Bosque Sesquicentenário e se entrelaçam com as pistas, hoje muito utilizadas para a prática de caminhada e passeios de bicicleta, o lago, a quadra, o campo de futebol, os quiosques e o parque infantil. "Investimos muito na conservação e ampliação do parque para atrair mais visitantes e valorizar ainda mais este local que é, sem dúvida, um local agradável e muito prazeroso para todos os aracajuanos e turistas", destaca Fábio Silva, presidente da Emsurb.

Uma das novidades mais recentes foi a instalação de bombas d´agua para oxigenar o lago. "Percebemos a necessidade de oxigenarem razão da superpopulação do local. Como o lago tem um canal direto com o rio, outros peixes também entravam e por não estarem adaptados ao ambiente, não conseguiam sobreviver", explica Laelson Almeida, gerente administrativo. "Fizemos um estudo e identificamos que não houve contaminação, mas tão somente a falta de oxigênio", registra.

A instalação do equipamento para oxigenação é uma ideia simples, segundo Laelson, mas que apresenta resultados bastante positivos. "É tudo muito simples, instalamos bombas d´agua e fizemos uma encanação. Essa bomba puxa a água do próprio lago, fazendo-a movimentar com mais intensidade e a devolve, gerando assim, a oxigenação necessária para a sobrevivência dos peixes", detalha o gerente. "Até o momento foram instaladas duas bombas, que estão sendo suficientes para atender a demanda", acrescenta.

Como parte dos investimentos no Parque, Laelson informou ainda que todos os quiosques receberam iluminação fluorescente, mantendo assim a utilização do espaço durante o período noturno. "Temos dois funcionários à disposição para fiscalizar o bom uso do espaço público, além da Guarda Municipal", disse o gerente administrativo.