Hoje, dia 31, é o ‘Dia Mundial sem Tabaco' e o município de Aracaju continua registrando avanços no combate e prevenção ao tabagismo. Aracaju ocupa a 3ª posição nacional com o menor percentual de adultos fumantes, segundo a última pesquisa do Ministério da Saúde, o inquérito telefônico sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (VIGITEL- 2011), dentre as 27 capitais brasileiras.
"A pesquisa reflete as estratégias e políticas públicas acertadas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, que mesclam ações de prevenção, promoção em saúde, assistência e tratamento para fumante", destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Centro de Tratamento
Aracaju tem avançado na luta contra o tabagismo desde 2009, com a Lei nº 3.756/2009, a 'Lei Antifumo', que proíbe o fumo em ambiente coletivo-fechado. E para dar continuidade às políticas de prevenção ao tabagismo, Aracaju fez campanhas e implantou em 16 de novembro de 2011, o Centro de Tratamento para Fumantes, localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Conjunto Augusto Franco.
O serviço funciona das 14h às 16h e é porta aberta, ou seja, os interessados em iniciar o tratamento podem ir diretamente ao local. O serviço disponibiliza tratamento, medicamentos e aconselhamento técnico, realizado por uma equipe multidisciplinar. A equipe é formada por médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista. Atualmente, o Centro está com três grupos de apoio aos fumantes. O Cemar fica localizado no fundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, Fernando Franco, bairro Augusto Franco.
A gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Rocha, destaca que hoje são 180 pessoas em tratamento no serviço. "Dos pacientes, 80 % já reduziram consideravelmente o consumo de cigarro. Algumas pessoas até mesmo pararam de fumar. Esses retornam mensalmente ao Cemar, apenas para participar de atividade de manutenção do tratamento, como o grupo de apoio", enfatiza a gerente do Cemar.
Campanhas e programas
Desde 2010, a SMS realiza este ano a quarta campanha de prevenção contra o tabagismo. Dentre as atividades realizadas, em 2011, a SMS fez a entrega do Prêmio Respire Qualidade de Vida, a estabelecimentos cumpridores da Lei Antifumo, em Aracaju. A própria comunidade escolheu os estabelecimentos, por meio de enquête realizada em maio de 2011, no site da PMA. Nesse ano, a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju(Covisa) ficou à frente da campanha.
"A atuação da Vigilância Sanitária colaborou com o êxito das estratégias de combate e prevenção ao tabagismo em Aracaju. Durante as fiscalizações sanitárias de rotina, os agentes do município atuam para garantir ambientes livres da fumaça de cigarro", conta a coordenadora Ana Angélica Ribeiro.
Outra ação relevante é a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE). "Hoje, o PSE está presente em 85 escolas públicas da capital, levando diversos cuidados em saúde, inclusive, palestras sobre os riscos e males causados tabagismo para crianças e adolescente", ressalta a coordenadora de PSE, Karla Viviane.
"Temos a certeza de que com todas essas ações conseguiremos melhorar e reduzir os números nos indicadores de doenças não-transmissíveis, como os cânceres de diversos tipos que podem ser causados pelo consumo abusivo do cigarro", afirma coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício Almeida.