Para ajudar as famílias aracajuanas na assistência a idosos em situação de dependência física e/ ou acamados, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) realiza amanhã, das 8h às 17h , a II Oficina "Cuidando do Cuidador". O público-alvo da oficina são 10 enfermeiros e 10 assistentes sociais, que serão capacitados para multiplicarem essas técnicas entre as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS/Aracaju).
A oficina para multiplicadores vai acontecer no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado na rua Luís Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo. O evento é uma promoção do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps/ Ceps) da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.
Para o projeto piloto Cuidando do Cuidador, a SMS selecionou pessoas de 10 unidades de referência, para iniciar a capacitação da comunidade. O projeto conta com as parcerias da Rede de Atenção Primária e Coordenação de Vigilância em Saúde.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ceps, Maria José Freitas, a SMS iniciará as oficinas nas unidades de saúde no mês de Junho, para atender a agenda das 10 unidades de saúde-piloto. Ela informa que os participantes receberão uma cartilha de orientação. "A oficina de facilitadores tem uma carga horária de 8h. Já para os cuidadores, a carga horária será de 21h, divididas em sete encontros", detalha Maria Freitas.
Segundo a assistente social do Neps, Nadiege Reis de Santana Gois, após a preparação dos profissionais de Saúde, no primeiro momento, serão realizadas oficinas para atender um grupo de aproximadamente 300 cuidadores de idosos com dependência e/ou acamados, usuários do Sistema Único da Saúde (SUS).
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira fala da importância da saúde pública na vida dos usuários. "A cada dia, estamos aproximando a população usuária do SUS de Aracaju às unidades e aos profissionais de Saúde. A comunidade sabe que as unidades não são apenas lugares de cura e de distribuição de medicamentos. As unidades são também lugares de prevenção e de educação em saúde. Dentro das unidades, a Prefeitura de Aracaju desenvolve estratégias importantes com a Oficina Cuidado do Cuidador. Nessa oficina especificamente, a unidade vai ajudar às famílias no cuidado domestico com pessoas em situação de dependência física e acamados", destaca a secretária.
Técnicas de cuidados
A oficina de multiplicadores tem como objetivo apresentar aos facilitadores as técnicas e dinâmicas de trabalho a serem desenvolvidas nas oficinas dentro das unidades. Dentre as orientações serão transmitidas as técnicas do cuidado com feridas, mudança de posição dos acamados, cuidados com a alimentação e com a administração e acondicionamentos de medicação e adaptação do ambiente da residência para prevenção de quedas.
Para prevenir o estresse durante a rotina do cuidado, a oficina também vai trabalhar o autocuidado do cuidado, estimulando a realização de técnicas de relaxamento e outros exercícios corporais como automassagens. "As pessoas só podem cuidar do outro se elas também estiverem bem com saúde e bem espiritualmente. Estaremos proporcionando momentos lúdicos entre os cuidadores, como cantarolar música de roda. A ideia é procurar transformar a obrigação do cuidado como um momento também de alegria", explica Nadiége Reis.
Ainda serão abordados temas como direitos dos idosos e a prevenção à violência física e psicológica doméstica. "Mas, sobretudo queremos abordar o sentimento do acollhimento e de zelo para com aquelas pessoas que tiveram muita importância na vida da família. Queremos, sobretudo, despertar à fraternidade e compaixão dos cuidadores no momento de vulnerabilidade do idoso", defende a assistente social do Neps.
Unidades pilotos
As 10 unidades de saúde escolhidas como unidade piloto do projeto são UFS Onézimo Pinto e USF Lauro Dantas , localizada no bugio; USF Ávila Nabuco, do conjunto Médice; USF Celso Daniel, do Santa Maria; USF Carlos Hadman, do Soledade; USF Edésio Vieira de Melo, do Siqueira Campos; USF Sinhazinha, no Grageru; USF Santa Terezinha, do Robalo; USF José Machado de Souza, do Santos Dumont e USF Anália Pinna, localizada no Almirante Tamandaré.
"Inscrevemos para participação das Oficinas do Cuidando do Cuidador unidades de regiões com grande número de idosos acamados e as unidades que manifestarem interesse nessa política", explica Nadiége Reis, justificando as presenças das unidades Carlos Hadman e Ávilia Nabuco que conseguiram fechar quatro turmas de 12 pessoas para participar da oficina.