Dando mais uma prova do compromisso da atual gestão em proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entregou hoje 369 unidades habitacionais do residencial Jaime Norberto Araújo da Silva. O empreendimento faz parte do programa ‘Minha Casa Minha Vida', do Governo Federal, e irá beneficiar cerca de 1.500 pessoas que realizaram na tarde desta quinta-feira, 31, o sonho da casa própria.
O residencial, localizado na avenida Euclides Figueiredo, bairro Porto D'antas, é composto por 18 blocos com 20 apartamentos cada e também por 9 casas adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Os moradores também terão à sua disposição uma quadra de esportes, salão de festas, parque infantil, guarita, 276 vagas de estacionamento, casa de gás e lixo.
A solenidade de entrega contou com a presença dos futuros moradores que não escondiam a satisfação em realizar o sonho que povoa a mente de milhares de brasileiros: ter um lar para chamar de seu. Este é o caso de Josineide Santos da Silva. Mesmo com a voz embargada e os olhos marejados, ela não tirou o sorriso do rosto e disse que o dia 31 de maio de 2012 é o segundo melhor dia da sua vida.
"O melhor, foi o dia em que eu recebi o telefonema avisando que eu tinha sido contemplada com o apartamento. Eu não tenho nem palavras para explicar como estou me sentindo agora. Quero agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira e a todos os responsáveis por realizar esse sonho que eu estou vivendo hoje", disse a moradora.
A dona de casa Vânia Silva, 35, é mãe de Igor Sena, 14, que tem necessidades especiais. Ela recebeu a chave de seu imóvel das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira e disse que quando recebeu o telefonema avisando que iria receber uma casa totalmente adaptada para facilitar os cuidados com seu filho, ela pensou se tratar de um trote. "Eu pensei que era brincadeira, pegadinha. Quem acredita numa coisa dessas? Hoje parece até que eu estou sonhando. Estamos muito felizes".
União
Destacando que a realização do projeto acontece graças a um esforço conjunto entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, Edvaldo disse que nos últimos dez anos a gestão municipal realizou uma revolução na política habitacional.
"Em doze anos são quase 10 mil unidades habitacionais contruidas, algumas estão em fase de construção, reduzindo drasticamente as moradias de baixa qualidade, oferecendo dignidade aos que mais precisam. Começamos com o Programa de Arrendamento Residencial, agora com o Programa Minha Casa Minha Vida, e os imóveis que estão sendo construídos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento".
Edvaldo lembrou ainda que, numa ação inédita realizada pela gestão municipal, cerca de 1.000 famílias foram retiradas de seis ocupações instaladas às margens do Canal Santa Maria. "Este foi o maior trabalho de remoção de famílias de áreas de risco da história da nossa cidade. As pessoas foram salvas do temporal do mês de maio de 2011 e recebem auxílio moradia enquanto aguardam a entrega de suas casas", enfatizou.
Cidadania
Presente à solenidade, o governador Marcelo Déda falou de sua satisfação em presenciar a entrega de mais um empreendimento voltado às famílias de baixa renda. "É um imóvel de excelente qualidade que, além de realizar o sonho de uma vida inteira, possibilita o processo de redução do déficit habitacional, do combate à pobreza extrema e da valorização da cidadania", pontuou.
Salientando a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para a concretização do projeto, Déda destacou que a entrega de moradia é uma das políticas sociais mais inclusivas de um governo. "Não há nada que toque mais fundo no coração de um pai, de uma mãe, do que possuir sua casa própria. Eles é que sabem o peso do valor do aluguel, como esse dinheiro faz falta na hora de comprar comida, roupa, remédio. Tenho certeza que hoje é o dia mais feliz de suas vidas. Vamos continuar trabalhando juntos para continuar melhorando a vida de vocês".
Jaime Norberto da Silva
O residencial leva o nome de um sergipano natural de Riachão do Dantas. Bancário, sindicalista, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro e em Sergipe. Esteve por mais de 20 anos à frente da direção de formação sindical do Sindicato dos bancários de Sergipe. Lutou pela redemocratização do país, participando ativamente dos principais atos políticos que reivindicaram a abertura política no Brasil. Jaime faleceu em 2009 em decorrência de problemas cardíacos.
"Tenham orgulho de dizer que moram no residencial que leva o nome de Jaime Norberto. Um homem de bem, um guerreiro das causas do povo e que sempre lutou para que os trabalhadores pudessem realizar o sonho da casa própria", disse Edvaldo.