Adolescentes do Projovem passam um dia de convívio na Boa Luz

Família e Assistência Social
01/06/2012 15h55
Início > Notícias > Adolescentes do Projovem passam um dia de convívio na Boa Luz

"Sempre quis conhecer a Fazenda Boa Luz, mas meus pais não têm condições financeiras para arcar com o passeio. Estar aqui hoje é a realização de um desejo que pensei que fosse impossível de realizar". A declaração é do adolescente de 17 anos, Genivaldo Santos Júnior, membro do Projovem do Instituto de Integração Raio de Sol.

Junto com outros 209 adolescentes do Projovem, Genivaldo passa esta sexta-feira, 1º, na Fazenda Boa Luz. "Vou aproveitar tudo que tenho direito. Vim com o objetivo de me divertir muito e de conhecer colegas de outros grupos", disse o garoto, que acha importante a realização pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) de eventos como este, que une lazer, integração e aprendizado.

Estão na Boa Luz adolescentes dos Cras Santa Maria, Enedina Bomfim (bairro América), Risoleta Neves (Cidade Nova), Pedro Averan (Industrial), Porto D'Antas, Coqueiral, Carlos Fernandes de Melo (Lamarão), Carlos Hardman (Soledade) e João Oliveira Sobral (Santos Dumont), além de adolescentes de três instituições conveniadas, que são Instituto de Integração Raio de Sol, Instituto Emmanuel e Centro Dom José de Castro.

O passeio saiu dos Cras às 7h30 e se estenderá até as 17 horas, segundo informou a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Elze Barreto. Durante esse tempo, a garotada, que está acompanhada de educadores sociais e da equipe da Semasc, irá desfrutar da programação do Projeto Escola da Fazenda Boa Luz.

Passeio

O grupo de adolescente teve uma recepção calorosa, que começou na entrada da fazenda, onde um grupo de recreação cantava e dançava forró. No salão de eventos, primeira parada do passeio, a garotada participou de uma dinâmica recreativa ao som do arrocha. "Estou adorando", disse Fernanda Siqueira da Silva, 16 anos, do Projovem do Cras Santa Maria.

A programação do passeio consta de tour de trenzinho ao Vale dos Dinossauros e Mundo dos Insetos; show do circo, desfile dos animais, almoço e uma tarde inteira no parque aquático. "Estou muito feliz de estar aqui. Além de ser uma atividade diferente, é uma oportunidade de sair de casa, porque minha mãe me prende muito em casa", declarou Fernanda Siqueira da Silva.

Palestra

A dinâmica recreativa foi seguida de uma palestra ministrada pela bióloga da casa, que falou sobre a fazenda e sua relação com a natureza, e sobre o tráfico de animais. Ela deu informações sobre a prática criminosa e acrescentou que todos os animais do zoo da Boa Luz, como todos os zoológicos do mundo, não compram animais, porque estariam retirando-os do seu meio natural. "A origem dos nossos animais se dá de três maneiras: encaminhados pela Polícia Ambiental, que os apreendeu de traficantes, nascidos na fazenda ou a partir de troca com outro zoológico", explicou.  Segundo ela, o tráfico de animais é o terceiro do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

Projeto Escola

O projeto oferece à comunidade acadêmica uma vivência extraclasse, explorando diversas áreas da fazenda. Segundo o executivo de Contas da Boa Luz, Claudemir dos Santos Cruz, as múltiplas atividades da fazenda possibilitam a prática de diversas áreas educativas, entre elas a educação ambiental, que desponta como a de maior relevância, pois está diretamente relacionada à qualidade de vida.