PMA realiza plantio de mudas e certifica ideologia sustentável

Serviços Urbanos
01/06/2012 16h37
Início > Notícias > PMA realiza plantio de mudas e certifica ideologia sustentável

O comprometimento com o meio ambiente, aliado às metas visando um futuro que integre crescimento urbano e sustentabilidade, é a base para que as gerações seguintes possam estar em consonância com a natureza. Ao longo dessa semana, diferentes localidades da capital sergipana perceberam, na prática, como a Prefeitura de Aracaju (PMA) vem trabalhando em benefício dessa ideologia responsável e consciente. Nos últimos dias, Aracaju foi contemplada com o plantio de 372 novas mudas de árvores.

A medida reflete não apenas o crescimento numérico na arborização urbana da cidade, mas principalmente a preocupação da administração municipal no que diz respeito à melhoria qualitativa do planejamento ambiental da capital. Em menos de uma semana, foram 104 árvores plantadas na avenida Adélia Franco; 118 na Hermes Fontes, 30 na Acrísio Cruz e outras 120 na Francisco Porto.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fábio Silva, responsável pela área verde da cidade, a iniciativa sela o compromisso com o cidadão. "Foi com o Projeto Plantando Cidadania que conseguimos elaborar o plano de arborização na cidade. Sabemos que o resultado com o plantio de mudas será a longo prazo, mas é que com essa iniciativa teremos resultados positivos no futuro", destaca.

Dentre as espécies botânicas implantadas encontram-se mudas de ipê (amarelo, branco, rosa e roxo), pata de vaca, acerola, carambola, goiaba. "As árvores ficam doentes, sofrem ataque de cupins, dentre outras causas naturais que tornam necessária sua substituição em longo prazo de qualquer maneira. Futuramente, as que estão sendo plantadas agora já estarão com um porte alto quando as outras existentes não tiverem mais utilidade e função real. Estamos plantando hoje, mas com o pensamento no amanhã", afirmou a engenheira agrônoma da Emsurb, Fernanda Matos.

Desenvolvimento sustentável

Ações locais e perceptíveis de cuidados com a manutenção e preservação das espécies arbóreas fazem ainda mais sentido em tempos no qual a preocupação ambiental encontra-se cada vez mais em debate. Enquanto ocorre no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 22 de junho, a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), Aracaju forneceu em uma semana 372 novos motivos para que essa ideologia com foco na sustentabilidade seja propagada mundo afora.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Emsurb, em plantar de modo disseminado surge como um processo paulatino e gradativo em prol de uma arborização consciente, tendo em vista que, assim como o ser humano, as plantas nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. É o ciclo natural das coisas para qualquer ser vivo, e as árvores também estão inseridas neste contexto. "Elas têm seu tempo de vida útil reduzido seja por fatores naturais ou pela própria fitossanidade da planta", explicou, tecnicamente, a engenheira agrônoma.

Comitê Consultivo de Arborização

Todas as ações que envolvem o plantio de árvores na capital receberam um reforço a partir da criação do Comitê de Arborização, legalmente estabelecido pelo Decreto Municipal nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11. O grupo irá se reunir na próxima segunda-feira, 4, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), para debater diversos assuntos que envolvem o plantio de mudas, como a identificação de locais e as espécies que podem ser utilizadas.

O Comitê de Arborização conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público, sendo composto por funcionários da UFS, Unit, Secretaria Municipal de Planejamento, Emurb, Embrapa, Adema, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Ibama, Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano. A reunião é aberta ao público.